O MUNDO DA TROCA EM MOVIMENTO
Mots-clés :
Espaço urbano, Mercadoria, Comércio, Consumo, Vida cotidiana.Résumé
Pressupondo-se que a articulação do espaço/tempo da troca de mercadorias se mostra cada vez mais contínua em relação ao tempo social, a finalidade deste artigo é apresentar algumas noções básicas que permitam uma leitura da troca de mercadorias no espaço urbano contemporâneo. A perspectiva da leitura aqui adotada é a de uma geografia que observa as atividades da esfera comercial e de consumo nas cidades, com o objetivo de encontrar as raízes desse mundo de trocas e elucidar a complexidade de questões que, a partir dele, são colocadas na vida cotidiana. Abordaremos alguns conceitos e dimensões da sociedade para a análise de aspectos relativos aos espaços comerciais e de consumo, para, assim, contribuir com o entendimento das condições de vida na sociedade.
Palavras-chave: Espaço urbano. Mercadoria. Comércio. Consumo. Vida cotidiana.
ABSTRACT
Assuming that the space/time connection in exchanging commodities has shown to be increasingly continuous with respect to social time, the purpose here is to present some basic notions that enable an understanding of the exchange of commodities in contemporary urban space. This will be done from the perspective of a geography that observes commercial and consumer activities in cities to discover the foundations of this world of exchanges and to clarify the complex questions that consequently emerge in everyday life. We will address some concepts and dimensions of society to analyze aspects relative to commercial and consumer spaces, and then, provide an understanding of living conditions in society.
Key-words: urban space; commodities; commerce; consumption; everyday life.
RESUMEN
Presuponiéndose que la articulación del espacio/tiempo del cambio de mercancías se muestra cada vez más continua en relación al tiempo social, la finalidad de este artículo es presentar algunas nociones básicas que permitan una lectura del cambio de mercancías en el espacio urbano contemporáneo. La perspectiva de la lectura adoptada es de una geografía que estar a la mira de actividades en la esfera comercial y de consumo en las ciudades, con el objetivo de encontrar las raíces de ese mundo de cambios y dilucidar la complejidad de cuestiones que, a partir de él, son puestas en la vida cotidiana. Abordaremos algunos conceptos y dimensiones de la sociedad para el análisis de aspectos concernientes a los espacios comerciales y de consumo, para así, contribuir con la comprensión de las condiciones de vida en la sociedad.
Palabras clave: espacio urbano; mercancía; comercio; consumo; vida cotidiana.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.