CONHECIMENTO EM SOLO COMO ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE DE ENSINO BÁSICO EM SÃO LUÍS-MA

Autores/as

  • Vitória Gleyce Sousa Ferreira Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Marcelino Silva Farias Filho Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Willane da Silva Rodrigues Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Audivan Ribeiro Garcês Júnior Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.771

Palabras clave:

Ensino, Solos, Educação Ambiental, Recursos Didáticos

Resumen

O ensino do solo tem se mostrado um recurso importante nas práticas pedagógicas escolares quando associado a outras disciplinas, embora ainda não tenha recebido devida notoriedade. O presente artigo objetivou relatar a importância de atividades práticas de ensino e de campo para o desenvolvimento do conhecimento em solos e Educação Ambiental com alunos do Ensino Fundamental da rede pública e privada do município de São Luís- MA. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 6º e 7º ano do Colégio O Bom Pastor e do Colégio Adventista e alunos do 9º ano da Unidade de Ensino Básico José Gonçalves do Amaral Raposo no ano de 2019. Foram realizadas aulas expositivas e práticas nas dependências da Universidade Federal do Maranhão-Campus Dom Delgado com o objetivo de estimular os alunos a associarem os conteúdos abordados em sala de aula com o ambiente ao seu redor. Constatou-se que o conhecimento dos discentes sobre as temáticas que envolvem o solo ainda são bastante superficiais e isso é reflexo do próprio sistema educacional limitado às práticas de ensino unilateral, sem muita interação com outras disciplinas, tais como biologia e química, acarretando prejuízos na formulação de um saber crítico reflexivo dos discentes, sobretudo no processo de sensibilização ambiental. Por outro lado, a realização das atividades práticas no campo e em sala de aula com o manuseio dos recursos didáticos possibilitou uma troca vasta de conhecimentos que provocaram nos alunos uma série de questionamentos e reflexões sobre o que estavam vivenciando.

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Biografía del autor/a

Vitória Gleyce Sousa Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestranda em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Marcelino Silva Farias Filho , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor Adjunto IV, Universidade Federal do Maranhão/Departamento de Geociências (UFMA).

Willane da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestranda em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Audivan Ribeiro Garcês Júnior, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Rede Municipal de São Luís - MA.

Publicado

2021-05-12

Cómo citar

FERREIRA, V. G. S.; FARIAS FILHO , M. S.; RODRIGUES, W. da S.; GARCÊS JÚNIOR, A. R. CONHECIMENTO EM SOLO COMO ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE DE ENSINO BÁSICO EM SÃO LUÍS-MA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 23, n. 1, p. 27–37, 2021. DOI: 10.35701/rcgs.v23.771. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/771. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos