REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA E DA POPULAÇÃO NEGRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA (Representations of Africa and black people in didactic books of Geography)
Keywords:
População negra. África. Racismo. Livro didático.Abstract
A história da população negra brasileira é marcada pela contradição entre o racismo e mito da Democracia Racial. Esse quadro é encontrado no sistema educacional, assim como nos livros didáticos. Analisamos como a população negra e a África são representadas nos livros didáticos de Geografia. Nessas obras constatamos poucas referências e menções sobre a população negra, quase sempre retratada por meio de estereótipos. Nos livros analisados predomina a imagem de uma África selvagem, rural e pobre. A diversidade social e espacial africana não é apresentada. A repetição dessas imagens negativas influencia a trajetória de todos os estudantes e todas as estudantes, especialmente os negros e as negras.
Palavras-chave: População negra. África. Racismo. Livro didático.
REPRESENTATIONS OF AFRICA AND BLACK PEOPLE IN DIDACTIC BOOKS OF GEOGRAPHY
Abstract
The history of the Brazilian black people is marked by the contradiction between racism and the myth of the Racial Democracy. This tableau is founded in the educational system, as well as in didactic books. We analyzed as the black people and Africa are represented in didactic books of Geography. In these works we see few references and mentions about black people, almost always represented in stereotyped forms. In analyzed books predominates the image of a wild, rural and poor Africa. The social and spatial African diversity there’s no showed. The repetition of these negative images influences the trajectories of all students and black students in a particular way.
Keywords: Black people. África. Racism. Didactic book.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.