O COMÉRCIO E CONSUMO DE ARTIGOS DE LUXO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESIGUALDADE SOCIAL, CONCENTRAÇÃO DE RENDA E OSTENTAÇÃO
Abstract
Realizamos um debate sobre a questão das necessidades e da imposição do consumo de mercadorias como obrigatoriedade social para a ampliação do ciclo de reprodução do capital na atualidade. Discutimos o papel do consumo do luxo na sociedade para entender como este tem aumentado de maneira exponencial, nos últimos anos, e como as empresas montam suas estratégias comerciais e espaciais para atender a este nicho de mercado. Nossas análises foram feitas a partir do Brasil tendo como referência principal a metrópole paulista.
Palavras-Chave: Consumo, Comércio, Luxo, Metrópole, Brasil.
ABSTRACT
We present a debate on the question of the needs and the imposition of consumption goods as social obligation to expand the reproductive cycle of the capital today. The objective of this paper is to discuss the role of consumption of luxury in our society to understand why this is a kind of consumption that has increased substantially in recent times exponentially and how companies build their business strategies and space to achieve market success. Our analyzes start from the Brazilian reality, with main reference to the paulista metropolis.
Key-Words: Consumption, Commerce, Luxury, Metropolis, Brazil.
RESUMÉN
Desarrollamos un debate sobre la cuestión de las necesidades y la imposición del consume como obligación social para la expansión del ciclo de reproducción del capital en la actualidad. Discutimos el rol del consumo del lujo en la sociedad para comprender como se ha incrementado de manera exponencial, en los últimos años, y como las empresas montan sus estrategias comerciales y espaciales para atender a este empleo lucrativo de mercado. Nuestros análisis fueron hechos a partir del Brasil teniendo como referencia principal la metrópoli paulista.
Palabras clave: Consumo, Comercio, Lujo, Metrópoli, Brasil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.