POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: O CASO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO TOCANTINS ENTRE 2016 A 2021

Autores

  • Marta de Souza Vieira Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Maurício Ferreira Mendes Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • José Sampaio Mattos Júnior Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.996

Palavras-chave:

Segurança alimentar, Compras públicas, Renda, Tocantins

Resumo

O Programa de Aquisição de Alimentos criado pela Lei Federal nº 10.696 de 02 de julho de 2003 consiste na compra alimentos oriundos da agricultura camponesa pelo governo e posterior distribuição a entidades socioassistenciais e estas os redistribuem as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O estudo teve como objetivo avaliar a abrangência e as contribuições do Programa de Aquisição de Alimentos para o fortalecimento da agricultura camponesa, no estado do Tocantins, entre 2016 a 2021, destacando informações quanto ao número de municípios que acessaram a política, recursos financeiros gerados, total de alimentos produzidos/comercializados e a identificação do número de entidades que receberam os alimentos por meio do programa. Para tal, foram adotados quatro procedimentos metodológicos principais: 1) pesquisa bibliográfica e documental; 2) coleta de dados; 3) elaboração de representação cartográfica e; 4) análise de dados secundários. Os resultados evidenciam que a política pública faz incursão com a segurança alimentar, proporciona acesso à renda, incentiva o associativismo e/ou cooperativismo, além de inserção das culturas alimentares locais e/ou reginais na alimentação diária dos envolvidos, contudo, abrangendo apenas 24,46% dos municípios tocantinenses em seis anos de programa analisado (2016-2021). Por fim, é necessário garantir recursos financeiros da União para o fortalecimento/manutenção do PAA no Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta de Souza Vieira, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestra em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Maurício Ferreira Mendes, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Professor do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

José Sampaio Mattos Júnior, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professor do curso de Geografia e dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

VIEIRA, M. de S.; MENDES, M. F.; MATTOS JÚNIOR, J. S. POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: O CASO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO TOCANTINS ENTRE 2016 A 2021. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 3, p. 96–115, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.996. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/996. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos