A ROTA DO MANGANÊS: PROPOSTA DE ROTEIRO GEOTURÍSTICO PARA SERRA DO NAVIO (AP), REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA

Autores

  • Eduardo Queiroz de Lima Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Cláudia Valéria de Lima Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Valter Gama de Avelar Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.961

Palavras-chave:

Valores da Geodiversidade., Serviços Geossistêmicos, Mineração, Quedas d’água

Resumo

A Rota do Manganês corresponde a uma proposta de roteiro geoturístico elaborado para o município de Serra do Navio, situado no estado do Amapá. Este município tem sua história fortemente vinculada à mineração do manganês que durou quatro décadas, criando a company town “Vila de Serra do Navio” que hoje corresponde a sede do referido município. Por meio do roteiro, pretende-se explorar o potencial geoturístico do entorno da sede municipal de Serra do Navio, conectando pontos que apresentem a geodiversidade em diálogo com a história da mineração do município e observando os valores da geodiversidade e os serviços geossistêmicos presentes em cada parada. Para a elaboração desta proposta realizou-se a avaliação e a seleção dos pontos mais relevantes no que concerne à geodiversidade e em seguida realizou-se uma análise dos valores da geodiversidade e dos serviços geossistêmicos de cada parada do roteiro. Por fim, o roteiro conta com seis paradas que contém elementos da geodiversidade in situ e ex situ, onde foram identificados cinco valores da geodiversidade e cinco serviços geossistêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Queiroz de Lima, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Técnico de Laboratório (Área: Geoprocessamento) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Cláudia Valéria de Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Titular do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Valter Gama de Avelar, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Professor Associado IV do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

2024-05-20

Como Citar

LIMA, E. Q. de; LIMA, C. V. de; AVELAR, V. G. de. A ROTA DO MANGANÊS: PROPOSTA DE ROTEIRO GEOTURÍSTICO PARA SERRA DO NAVIO (AP), REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–33, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.961. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/961. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos