ANÁLISE DO POTENCIAL DE CONVERSÃO DE VAZIOS INDUSTRIAIS EM ÁREAS VERDES EM FORTALEZA - CE

Autores

  • Chris Anelise Costa Campos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Eustógio Wanderley Correia Dantas Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.958

Palavras-chave:

Vazios industriais, áreas verdes urbanas, potencial socioamabiental

Resumo

Vazios urbanos são comumente percebidos nas cidades. São espaços livres ou edificados que se encontram abandonados, sem uso ou subutilizados. A permanência desses vazios pode trazer impactos negativos para a sociedade, mas também podem ser encarados como espaço disponível para receber uma nova função. Em Fortaleza, um tipo de vazio urbano que se destaca são os vazios industriais, principalmente devido às suas dimensões. Existe uma concentração deles na zona oeste da capital, em bairros com alguns problemas sociais, dentre eles, tem-se a carência de áreas verdes. Diante disso, a pesquisa propõe a transformação dos vazios industriais em áreas verdes, e tem por objetivo avaliar o potencial dessa transformação. O método escolhido foi desenvolvido por Sanches e Pellegrino (2016), onde os vazios selecionados foram avaliados em três diferentes grupos, passando por critérios e índices que indicaram o potencial geral da intervenção. Como resultado, a ferramenta mostrou-se mais apta para a criação de áreas verdes em locais que já existem uma cobertura vegetal razoável, indicando uma tendência para a preservação desses ambientes, não sendo eficiente para regiões com pouca vegetação urbana. Apesar disso, melhorias na questão da cobertura vegetal na zona oeste devem ser realizadas, visto a defasagem existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chris Anelise Costa Campos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Arquiteta e urbanista. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Eustógio Wanderley Correia Dantas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Associado I da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2024-04-07

Como Citar

CAMPOS, C. A. C.; CORREIA DANTAS, E. W. ANÁLISE DO POTENCIAL DE CONVERSÃO DE VAZIOS INDUSTRIAIS EM ÁREAS VERDES EM FORTALEZA - CE. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 1, p. 145–168, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.958. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/958. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos