ANÁLISE DO POTENCIAL DE CONVERSÃO DE VAZIOS INDUSTRIAIS EM ÁREAS VERDES EM FORTALEZA - CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.958Palavras-chave:
Vazios industriais, áreas verdes urbanas, potencial socioamabientalResumo
Vazios urbanos são comumente percebidos nas cidades. São espaços livres ou edificados que se encontram abandonados, sem uso ou subutilizados. A permanência desses vazios pode trazer impactos negativos para a sociedade, mas também podem ser encarados como espaço disponível para receber uma nova função. Em Fortaleza, um tipo de vazio urbano que se destaca são os vazios industriais, principalmente devido às suas dimensões. Existe uma concentração deles na zona oeste da capital, em bairros com alguns problemas sociais, dentre eles, tem-se a carência de áreas verdes. Diante disso, a pesquisa propõe a transformação dos vazios industriais em áreas verdes, e tem por objetivo avaliar o potencial dessa transformação. O método escolhido foi desenvolvido por Sanches e Pellegrino (2016), onde os vazios selecionados foram avaliados em três diferentes grupos, passando por critérios e índices que indicaram o potencial geral da intervenção. Como resultado, a ferramenta mostrou-se mais apta para a criação de áreas verdes em locais que já existem uma cobertura vegetal razoável, indicando uma tendência para a preservação desses ambientes, não sendo eficiente para regiões com pouca vegetação urbana. Apesar disso, melhorias na questão da cobertura vegetal na zona oeste devem ser realizadas, visto a defasagem existente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Chris Anelise Costa Campos, Eustógio Wanderley Correia Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.