A PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Nathanael Rodrigues de Almeida Júnior Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Wagner Vinicius Amorin Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.949

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Mídia digital, Produção de vídeo estudantil

Resumo

Este artigo discute a produção audiovisual como atividade lúdica e de pesquisa no processo de ensino de Geografia. Fundamenta-se em um estudo qualitativo a partir do desenvolvimento da proposta, bem como em revisão bibliográfica atinente à temática, na qual será discutida a importância da utilização da linguagem de mídia em sala de aula, visto que a mídia audiovisual tem aceitação nas práticas escolares, tanto por parte dos professores como dos estudantes. Neste artigo, buscamos ainda conhecer os desafios e vantagens de utilizar a produção audiovisual em sala de aula e relacionar ferramentas e softwares que auxiliem na produção de vídeos e propor, assim, uma alternativa metodológica para o ensino de Geografia que vise desenvolver nos estudantes a capacidade de pesquisar e aprender fazendo, ao mesmo tempo em que reflitam a respeito do pesquisado e do aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathanael Rodrigues de Almeida Júnior , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Docência do Ensino Superior e Licenciado em Geografia. Professor efetivo da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC).

Wagner Vinicius Amorin, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor Adjunto e Coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), docente credenciado junto ao Programa de Pós-graduação em Geografia (ProPGeo UECE), coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade (LEURC UECE) e membro da Rede de Pesquisadores Sobre Cidades Médias (ReCiMe).

Downloads

Publicado

2024-02-07

Como Citar

ALMEIDA JÚNIOR , N. R. de; AMORIN, W. V. A PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 1, p. 14–36, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.949. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/949. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos