ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTE DA INSTALAÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS NO BAIRRO ANGELIM EM TERESINA/PI

Autores

  • Marcos Gomes de Sousa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Lucas Almeida Monte Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Bartira Araujo da Silva Viana Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.944

Palavras-chave:

Empreendimentos, Bairro Angelim, Impactos socioambientais

Resumo


A pesquisa realizada na cidade de Teresina-PI tem como objeto de estudo transformações originadas da instalação de novos empreendimentos no bairro Angelim durante a pandemia da Covid-19. Diante disso, tem-se como objetivo geral investigar os impactos socioambientais da implantação de novos empreendimentos no bairro Angelim, destacando a atuação dos agentes transformadores do espaço e da paisagem. Ademais, têm-se como objetivos específicos identificar os empreendimentos instalados no bairro Angelim, no período de pandemia, nos anos de 2020 a 2022 e descrever o cenário atual relacionado aos impactos socioambientais do bairro Angelim devido a instalação de empreendimentos do ramo industrial. Utilizou-se de leituras em livros, artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e visitas em sites especializados acerca do tema em questão, tendo como autores norteadores Lima (2002); Rodrigues (2007); Castro, Gomes e Corrêa (2018) e Corrêa (1994). Conclui-se, portanto, que ocorreram transformações espaciais originados da instalação em áreas verdes do bairro, a saber, no setor logístico (Empresa J&T Express-SC), serviços (Loja de Conveniência) e alimentício (Empresa ServCozinha).  Com isso têm-se os seguintes impactos ambientais negativos: uso inadequado do solo, com a horizontalização e verticalização das edificações ocorrendo de forma desordenada; a retirada da cobertura vegetal decorrente da expansão urbana e do aumento populacional e a expulsão e/ou extinção de espécies animais nativas dessa região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Gomes de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Geografia pela  Universidade Federal do Piauí (PPGGEO-UFPI). Professor em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Participante ativo do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG) pela UFPI e Membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo (GEODOC) pela UFPI. 

Lucas Almeida Monte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, na Universidade Federal do Piauí - PPGGEO/UFPI. 

Bartira Araujo da Silva Viana, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professora Doutora em Geografia do IGC / UFMG. Atualmente é professora Associada I em regime de Dedicação Exclusiva  e Coordenadora do Curso de Mestrado em Geografia/CCHL da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2024-08-21

Como Citar

SOUSA, M. G. de; MONTE, L. A.; VIANA, B. A. da S. ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTE DA INSTALAÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS NO BAIRRO ANGELIM EM TERESINA/PI. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 2, p. 310–324, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.944. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/944. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos