ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTE DA INSTALAÇÃO DE NOVOS EMPREENDIMENTOS NO BAIRRO ANGELIM EM TERESINA/PI
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.944Palavras-chave:
Empreendimentos, Bairro Angelim, Impactos socioambientaisResumo
A pesquisa realizada na cidade de Teresina-PI tem como objeto de estudo transformações originadas da instalação de novos empreendimentos no bairro Angelim durante a pandemia da Covid-19. Diante disso, tem-se como objetivo geral investigar os impactos socioambientais da implantação de novos empreendimentos no bairro Angelim, destacando a atuação dos agentes transformadores do espaço e da paisagem. Ademais, têm-se como objetivos específicos identificar os empreendimentos instalados no bairro Angelim, no período de pandemia, nos anos de 2020 a 2022 e descrever o cenário atual relacionado aos impactos socioambientais do bairro Angelim devido a instalação de empreendimentos do ramo industrial. Utilizou-se de leituras em livros, artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado e visitas em sites especializados acerca do tema em questão, tendo como autores norteadores Lima (2002); Rodrigues (2007); Castro, Gomes e Corrêa (2018) e Corrêa (1994). Conclui-se, portanto, que ocorreram transformações espaciais originados da instalação em áreas verdes do bairro, a saber, no setor logístico (Empresa J&T Express-SC), serviços (Loja de Conveniência) e alimentício (Empresa ServCozinha). Com isso têm-se os seguintes impactos ambientais negativos: uso inadequado do solo, com a horizontalização e verticalização das edificações ocorrendo de forma desordenada; a retirada da cobertura vegetal decorrente da expansão urbana e do aumento populacional e a expulsão e/ou extinção de espécies animais nativas dessa região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcos Gomes de Sousa, Lucas Almeida Monte, Bartira Araujo da Silva Viana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.