EVOLUÇÃO TEMPORAL DO SENSORIAMENTO REMOTO NO CONTEXTO DA DETECÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA AMAZÔNIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Vagner Paz da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • José Fábio França Orlanda Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.922

Palavras-chave:

Bioma amazônico, Monitoramento, Impactos ambientais

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática baseado em método exploratório-descritivo visando analisar e descrever a evolução cronológica do sensoriamento remoto face ao estudo de áreas degradadas na Amazônia. Para isso, se utilizou de uma busca sistemática na literatura científica nas bases “Web of Science” e “Google Scholar”, no momento em que foram utilizados os descritores: “sensoriamento remoto”, “Amazônia” e “degradação”. Considerando apenas trabalhos publicados entre os anos 2000 e 2022, após a leitura do título e resumo de artigos potencialmente aptos para compor a revisão, e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados um total de 19 artigos para este estudo. Os resultados apontaram para a importância do sensoriamento remoto no contexto de detecção e monitoramento de áreas degradadas, pois foi perceptível, através da literatura analisada, que os produtos de sensoriamento remoto possibilitaram avanços incontestáveis no monitoramento da Amazônia nos últimos anos. Em especial, pode ser notado a evolução temporal do sensoriamento com finalidade de monitoramento ambiental a partir do surgimento de novas técnicas e/ou incorporação de ferramentas para aumentar a robustez das análises espaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Paz da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Engenheiro Sanitarista e Ambiental. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA).

José Fábio França Orlanda, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutor em Química. Professor Associado I do Curso de Química e Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

SILVA, V. P. da; ORLANDA, J. F. F. EVOLUÇÃO TEMPORAL DO SENSORIAMENTO REMOTO NO CONTEXTO DA DETECÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA AMAZÔNIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 1, p. 169–182, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.922. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/922. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos