INDICADORES PARA AVALIAR A QUALIDADE AMBIENTAL DOS ESPAÇOS VERDES URBANOS

Autores

  • Valeria Soledad Duval Departamento de Geografía y Turismo, Universidad Nacional del Sur (UNS)- Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
  • Mariela Fernanda Duran Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.912

Palavras-chave:

Cidades Sustentáveis, Meio Ambiente, Parques Urbanos, Qualidade Ambiental

Resumo

Os espaços verdes urbanos são reconhecidos por serem geradores de benefícios para a população. Elas são fundamentais para cumprir o objetivo 11, de cidades e comunidades sustentáveis para o Desenvolvimento Sustentável, proposto pelo Programa das Nações Unidas a ser alcançado até 2030. Por isso, conhecer sua situação é interessante no caminho da sustentabilidade. Este trabalho visa aplicar indicadores para avaliar a qualidade ambiental de um parque na cidade de Bahía Blanca. Para isso, foi aplicada a metodologia de certificação Green Flag Award, onde foram considerados oito eixos vinculados à análise integral dessas áreas: local de acolhimento e acessibilidade; saúde, segurança e proteção; limpeza e manutenção; diagnóstico e manejo da biodiversidade vegetal; gestão de impacto ambiental; envolvimento da comunidade; promoção do parque e implementação de um plano de gestão. Por sua vez, cada um desses eixos foi dividido em variáveis e critérios que foram avaliados qualitativamente. A informação foi obtida a partir de diferentes fontes como trabalho de campo, entrevistas com informantes-chave, recortes de jornais e redes sociais. Como resultado, pode-se constatar que a qualidade deste parque é regular e é necessário aprofundar na sua gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Soledad Duval, Departamento de Geografía y Turismo, Universidad Nacional del Sur (UNS)- Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

Doutor, Graduado e Professor em Geografia. Pesquisador Assistente do Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e Assistente do Departamento de Geografía y Turismo, Universidad Nacional del Sur, Buenos Aires, Argentina

Mariela Fernanda Duran, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN)

Graduado em Gestão Ambiental, formado pela Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. 

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

DUVAL, V. S.; DURAN, M. F. INDICADORES PARA AVALIAR A QUALIDADE AMBIENTAL DOS ESPAÇOS VERDES URBANOS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 2, p. 95–114, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.912. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/912. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos