INDICADORES PARA AVALIAR A QUALIDADE AMBIENTAL DOS ESPAÇOS VERDES URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.912Palavras-chave:
Cidades Sustentáveis, Meio Ambiente, Parques Urbanos, Qualidade AmbientalResumo
Os espaços verdes urbanos são reconhecidos por serem geradores de benefícios para a população. Elas são fundamentais para cumprir o objetivo 11, de cidades e comunidades sustentáveis para o Desenvolvimento Sustentável, proposto pelo Programa das Nações Unidas a ser alcançado até 2030. Por isso, conhecer sua situação é interessante no caminho da sustentabilidade. Este trabalho visa aplicar indicadores para avaliar a qualidade ambiental de um parque na cidade de Bahía Blanca. Para isso, foi aplicada a metodologia de certificação Green Flag Award, onde foram considerados oito eixos vinculados à análise integral dessas áreas: local de acolhimento e acessibilidade; saúde, segurança e proteção; limpeza e manutenção; diagnóstico e manejo da biodiversidade vegetal; gestão de impacto ambiental; envolvimento da comunidade; promoção do parque e implementação de um plano de gestão. Por sua vez, cada um desses eixos foi dividido em variáveis e critérios que foram avaliados qualitativamente. A informação foi obtida a partir de diferentes fontes como trabalho de campo, entrevistas com informantes-chave, recortes de jornais e redes sociais. Como resultado, pode-se constatar que a qualidade deste parque é regular e é necessário aprofundar na sua gestão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Valeria, Mariela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.