CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE PAUL VIDAL DE LA BLACHE PARA A GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.890Palavras-chave:
Geografia humana, Aspectos teóricos metodológicos, Paul Vidal De La BlacheResumo
O objetivo desse artigo é apresentar uma visão prospectiva das contribuições teórico-metodológicas incutidas nas obras de Vidal de La Blache. Os procedimentos de investigação basearam-se na pesquisa bibliográfica realizada por meio de consultas em livros, artigos científicos e textos que versam sobre as contribuições de La Blache a partir de três dimensões: a contribuição para a construção de uma geografia humana; a contribuição para a ação política francesa, baseada em sua construção de geografia política; e, a contribuição para a Geografa Regional. Como resultado, constatou-se que a obra de La Blache foi o alicerce fundamental na construção teórico-metodológica da Geografia Humana. Contribuiu para a institucionalização da geografia política, sobretudo, na França. No âmbito da geografia regional, o conceito de região foi sendo reelaborado, construído e reconstruído ao longo do tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 JOSE ALVES MENDES ALVES MENDES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.