BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE PLANEJAMENTO E GESTÃO: DO DEBATE CONCEITUAL À REALIDADE BRASILEIRA NAS LEIS AMBIENTAIS
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.889Mots-clés :
Bacia hidrográfica, Planejamento Territorial, Gerenciamento, Recurso hídricoRésumé
A bacia hidrográfica é uma unidade territorial natural delimitada pelo relevo, configurando a rede de drenagem e sendo a principal fonte de recursos hídricos na Terra. Dada essa importância, o trabalho objetiva examinar como a bacia hidrográfica é colocada em relação ao planejamento e/ou gestão na literatura e nas leis ambientais do Brasil. Para tanto, realizou-se os seguintes procedimentos metodológicos: I. revisão integrativa da literatura na plataforma Gale primary sources com os descritores: “Bacia hidrográfica” AND unidade de planejamento; “Bacia hidrográfica” AND unidade de gestão, para o período de 2012 a 2022; revisão narrativa nos 28 trabalhos analisados; e II. coleta e consulta das principais leis ambientais do Brasil, cujos resultados estão apresentados e discutidos nas seções 1 e 2. Assim, vê-se que há uma disposição da literatura em estender a importância e contribuição da bacia hidrográfica para o planejamento e gestão dos recursos hídricos que ela produz, no sentido de integrar estes aos demais componentes da natureza de que fazem parte e possui relação sistêmica e dinâmica, para fins de gestão ambiental. Por outro lado, no campo das leis ambientais verifica-se que somente na Política Nacional de Recursos Hídricos, a bacia hidrográfica é adotada oficialmente como unidade de gestão dos recursos hídricos, entretanto do ponto de vista da gestão do território enfrenta-se desafios.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sérgio Domiciano Gomes de Souza, Anny Catarina Nobre de Souza, Maria Losângela Martins de Sousa 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.