O CARNAVAL DE OURO PRETO E SEUS IMPACTOS NA PAISAGEM DA PRAÇA TIRADENTES
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.847Palavras-chave:
Paisagem Cultural, Carnaval, Patrimônio, TurismoResumo
O artigo consiste em discutir os impactos na paisagem da Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto/MG, no patrimônio do Centro Histórico e do Carnaval. Abordando as relações entre o planejamento urbano, patrimônio cultural e turismo. Observa-se a valorização histórica, arquitetônica e cultural, na concepção do city marketing, por meio do uso de símbolos locais para a construção de uma identidade forte na projeção de mercado entre cidades. A Praça Tiradentes é reconhecida pela sua excepcionalidade concretizada na paisagem, sendo um dos lugares principais de realização do Carnaval. O turismo apropriará deste simbolismo arquitetônico do lugar constantemente e de forma efêmera, como na imaterialidade carnavalesca. Discute-se o Carnaval como promoção do destino turístico, por meio da imagem publicitária na paisagem e seus impactos na era da informação global, utilizado por grandes empresas como estratégia de mercado, no uso da cenarização do espetáculo do patrimônio histórico e cultural na paisagem da Praça Tiradentes.
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