BREVES APONTAMENTOS ACERCA DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA INDÚSTRIA: O CONTEXTO BRASILEIRO E A REGIÃO NORDESTE DIANTE DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.838Palavras-chave:
Revolução histórica da indústria, Industrialização no Nordeste, Desindustrialização no BrasilResumo
A industrialização é um fenômeno mundial com temporalidades e espacialidades diferentes. No Brasil, a industrialização é um processo relativamente recente, datado de meados da década 1930 e com traços espaciais marcados pela centralização de investimentos, notadamente na região Sudeste. A disparidade geográfica da distribuição da indústria nacional levou o Estado a estabelecer estratégias de desconcentração responsáveis por expandir a industrialização para o Nordeste, sobretudo a partir de 1960. Entretanto, o modelo industrial implementado no Brasil, fortemente apoiado nas políticas estatais e no capital estrangeiro, logo deu sinais de esgotamento e culminou em uma desindustrialização precoce, com efeitos sistemáticos e socioterritoriais. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo realizar uma síntese da evolução histórica da indústria, em especial no contexto brasileiro e nordestino, bem como apresentar alguns apontamentos acerca do processo de desindustrialização no país. Para tanto, efetuamos um estudo bibliográfico de autores que vêm trabalhando com a temática, a exemplo de Andrade (1970); Araújo (1997); Cano (1985, 2014); Carlos (1988); Pintaudi e Carlos (1995); Sampaio (2015), entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.