O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FRONTEIRA OESTE DO MATO GROSSO (BRASIL) COM SAN MATÍAS (BOLÍVIA): PRÁTICAS CURRICULARES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Gabriel de Miranda Soares Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Tereza Cristina Cardoso de Souza-Higa Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Giseli Dalla Nora Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.806

Palavras-chave:

Currículo, Práticas Pedagógicas, Geografia, Fronteira, Cáceres – MT

Resumo

O Brasil possui uma extensa faixa de fronteira com os demais países da América do Sul. O mosaico territorial é complexo e corresponde a, aproximadamente, 16,9 mil quilômetros de extensão, incluindo onze Unidades da Federação (UFs) e 588 municípios, abrangendo, aproximadamente, 27% do território nacional. Esta diversidade também é observada nos espaços de ensino presente nesta extensa faixa de fronteira. Nossas análises remontam sobre como o currículo de Geografia é concebido pelos agentes públicos, através de documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Regionais Curriculares (DRC), bem como o currículo é percebido por professores e gestores, além de ser vivido em sala de aula, analisando a metamorfose curricular em escolas da fronteira oeste do Brasil (Mato Grosso) com a Bolívia (San Matías) buscando analisar como estão sendo abordadas as temáticas fronteiriças presentes neste espaço. Entre os procedimentos metodológicos adotados, destacamos um levantamento bibliográfico e documental do tema abordado, além da realização de atividade de campo em escolas da rede estadual no município de Cáceres – MT, por meio das realizações de entrevistas com gestores e professores de Geografia visando compreender como estes profissionais percebem e vivenciam o currículo ao longo das práticas pedagógicas cotidianas. Os dados também compõem subsídios para apresentar propostas pedagógicas que podem nortear o trabalho dos professores de Geografia que atuam em escolas da fronteira, utilizando o lugar na fronteira para dar sentido ao ensino de Geografia, assim pensando sobre o contexto da escola fronteiriça, apresentando, dentro de suas práticas cotidianas, a valorização socioespacial da área em que está inclusa.

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Biografia do Autor

Gabriel de Miranda Soares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Membro do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade - GECA.

Tereza Cristina Cardoso de Souza-Higa , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Giseli Dalla Nora, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Líder do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade - GECA.

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

SILVA, G. de M. S.; SOUZA-HIGA , T. C. C. de; NORA, G. D. O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FRONTEIRA OESTE DO MATO GROSSO (BRASIL) COM SAN MATÍAS (BOLÍVIA): PRÁTICAS CURRICULARES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 23, n. 3, p. 392–414, 2021. DOI: 10.35701/rcgs.v23.806. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/806. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos