REFLEXÕES SOBRE A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO ASSENTAMENTO DO GLÓRIA NA CIDADE DE UBERLÂNDIA – MG
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.703Palavras-chave:
Assentamentos precários, Regularização fundiária urbana, Moradia popular, Assentamento do Glória, Uberlândia – MGResumo
Este artigo reflete sobre o processo de regularização fundiária do Assentamento do Glória em Uberlândia, tendo como recursos metodológicos a pesquisa documental, os trabalhos de campo e a realização de entrevistas informais com atores-chaves. As políticas de regularização fundiária urbana precisam ser associadas a outras políticas públicas para interromper o ciclo infinito de reprodução de novas ocupações irregulares. Os três anos de implantação do projeto de regularização não foram suficientes para implantar todas as ações, sendo um período pequeno para se realizar um balanço das ações. Percebeu-se elevada inadimplência no pagamento das parcelas por parte dos moradores que poderão comprometer a realização de diversas obras na área, tais como a construção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, sistema de drenagem pluvial e de pavimentação, já que é a única fonte de recursos prevista para implementar essas ações. Constatou-se também a comercialização de moradias por parte dos moradores que pode estar associado às dificuldades de honrar com os compromissos de pagamento das mensalidades ou por causa do processo de valorização da área dando margem a processos especulativos. O processo de regularização do Assentamento do Glória repete os mesmos problemas constatados em pesquisas acadêmicas sobre o tema em outras localidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.