REDE URBANA, SERVIÇOS DE SAÚDE E DISPERSÃO DA COVID-19: O CEARÁ NA PANDEMIA

  • Samuel Antonio Miranda de Sousa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Madson dos Santos Costa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Palavras-chave: Rede ubana, COVID-19, Serviços de saúde, Globalização

Resumo

A pandemia de Covid-19, apesar de alcançar distintos lugares no espaço, é um fenômeno que tem a cidade como principal lócus de dispersão, dada a grande concentração populacional urbana e os fluxos cada vez mais fluidos de pessoas, bens e informações entre as cidades, em função do avanço do período técnico-científico-informacional. Nesse sentido, o artigo busca tratar da difusão geográfica da Covid-19 e do uso do território pelos serviços de saúde no estado do Ceará, Brasil, à luz da leitura geográfica da rede urbana. Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura produzida sobre as temáticas da rede urbana, interações espaciais e uso do território pelos serviços de saúde. Também foram levantados dados sobre a infraestrutura de saúde a partir do banco de dados do DATASUS e dados sobre casos e óbitos pela Covid-19 disponíveis no INTEGRASUS. Tendo em vista que a situação de pandemia que vivemos se materializa no espaço, para a Geografia, salta aos olhos a estrutura reticular de disseminação da doença e de procura por serviços de saúde para seu tratamento. Este cenário tem como suporte a rede urbana apreendida nas mais diversas escalas, na qual evidenciam-se as conexões que fazem o vírus chegar a distintos lugares do mundo globalizado, onde circulam cada vez mais rápido não apenas as pessoas, as mercadorias e as informações, mas também as tragédias e calamidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Antonio Miranda de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade - LEURC. Professor do Centro Universitário UniFanor.

Madson dos Santos Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade – LEURC.

Publicado
2021-05-12
Como Citar
SOUSA, S. A. M. DE; COSTA, M. DOS S. REDE URBANA, SERVIÇOS DE SAÚDE E DISPERSÃO DA COVID-19: O CEARÁ NA PANDEMIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 23, p. 54-74, 12 maio 2021.
Seção
Artigos