Réseau urbain, services de santé et dispersion de Covid-19: Ceará en pandémie

Auteurs

  • Samuel Antonio Miranda de Sousa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Madson dos Santos Costa Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.699

Mots-clés :

Rede ubana, COVID-19, Serviços de saúde, Globalização

Résumé

A pandemia de Covid-19, apesar de alcançar distintos lugares no espaço, é um fenômeno que tem a cidade como principal lócus de dispersão, dada a grande concentração populacional urbana e os fluxos cada vez mais fluidos de pessoas, bens e informações entre as cidades, em função do avanço do período técnico-científico-informacional. Nesse sentido, o artigo busca tratar da difusão geográfica da Covid-19 e do uso do território pelos serviços de saúde no estado do Ceará, Brasil, à luz da leitura geográfica da rede urbana. Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura produzida sobre as temáticas da rede urbana, interações espaciais e uso do território pelos serviços de saúde. Também foram levantados dados sobre a infraestrutura de saúde a partir do banco de dados do DATASUS e dados sobre casos e óbitos pela Covid-19 disponíveis no INTEGRASUS. Tendo em vista que a situação de pandemia que vivemos se materializa no espaço, para a Geografia, salta aos olhos a estrutura reticular de disseminação da doença e de procura por serviços de saúde para seu tratamento. Este cenário tem como suporte a rede urbana apreendida nas mais diversas escalas, na qual evidenciam-se as conexões que fazem o vírus chegar a distintos lugares do mundo globalizado, onde circulam cada vez mais rápido não apenas as pessoas, as mercadorias e as informações, mas também as tragédias e calamidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Samuel Antonio Miranda de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade - LEURC. Professor do Centro Universitário UniFanor.

Madson dos Santos Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Laboratório de Estudos Urbanos e da Cidade – LEURC.

Téléchargements

Publiée

2021-05-12

Comment citer

SOUSA, S. A. M. de; COSTA, M. dos S. . Réseau urbain, services de santé et dispersion de Covid-19: Ceará en pandémie. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 23, n. 1, p. 54–74, 2021. DOI: 10.35701/rcgs.v23.699. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/699. Acesso em: 4 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos