Réseau urbain, services de santé et dispersion de Covid-19: Ceará en pandémie
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.699Mots-clés :
Rede ubana, COVID-19, Serviços de saúde, GlobalizaçãoRésumé
A pandemia de Covid-19, apesar de alcançar distintos lugares no espaço, é um fenômeno que tem a cidade como principal lócus de dispersão, dada a grande concentração populacional urbana e os fluxos cada vez mais fluidos de pessoas, bens e informações entre as cidades, em função do avanço do período técnico-científico-informacional. Nesse sentido, o artigo busca tratar da difusão geográfica da Covid-19 e do uso do território pelos serviços de saúde no estado do Ceará, Brasil, à luz da leitura geográfica da rede urbana. Para tanto, utilizou-se como metodologia a revisão de literatura produzida sobre as temáticas da rede urbana, interações espaciais e uso do território pelos serviços de saúde. Também foram levantados dados sobre a infraestrutura de saúde a partir do banco de dados do DATASUS e dados sobre casos e óbitos pela Covid-19 disponíveis no INTEGRASUS. Tendo em vista que a situação de pandemia que vivemos se materializa no espaço, para a Geografia, salta aos olhos a estrutura reticular de disseminação da doença e de procura por serviços de saúde para seu tratamento. Este cenário tem como suporte a rede urbana apreendida nas mais diversas escalas, na qual evidenciam-se as conexões que fazem o vírus chegar a distintos lugares do mundo globalizado, onde circulam cada vez mais rápido não apenas as pessoas, as mercadorias e as informações, mas também as tragédias e calamidades.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.