A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n2.677Palavras-chave:
Alimento, Agronegócio, Fome, Reforma Agrária, COVID-19Resumo
A concentração de terra, no Brasil, em tempos de pandemia ocasionada pelo coronavírus, põe em evidencia o modelo agroalimentar sustentado pelas grandes corporações, promotor de doenças e de alimentos, que não têm como ponto de partida a população local, mas a necessidade do mercado. Nesse sentido, o presente estudo busca analisar o agronegócio como gerador de uma (des) confiança no que se refere à produção alimentar, especialmente, no momento da COVID-19 em que se observa ampla produção para atender ao mercado externo e, ao mesmo tempo, diminuição de alimentos seguida de alta no preço dos produtos de necessidade básica. Para alcançar o objetivo proposto, traçou-se como percurso metodológico, desde pesquisa bibliográfica a consultas de documentos relativos ao assunto. A partir dos dados e informações coletadas, foi possível entender que a crise de abastecimento no momento que estamos vivenciando está ligada à opção mundial em transformar a agricultura em um negócio que, se por um lado, garante melhoria na economia e evita queda no Produto Interno Bruto, por outro, exclui os trabalhadores e as trabalhadoras do acesso à comida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.