A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID-19

  • Raimunda Aurea Dias de Sousa Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Petrolina
Palavras-chave: Alimento, Agronegócio, Fome, Reforma Agrária, COVID-19

Resumo

A concentração de terra, no Brasil, em tempos de pandemia ocasionada pelo coronavírus, põe em evidencia o modelo agroalimentar sustentado pelas grandes corporações, promotor de doenças e de alimentos, que não têm como ponto de partida a população local, mas a necessidade do mercado. Nesse sentido, o presente estudo busca analisar o agronegócio como gerador de uma (des) confiança no que se refere à produção alimentar, especialmente, no momento da COVID-19 em que se observa ampla produção para atender ao mercado externo e, ao mesmo tempo, diminuição de alimentos seguida de alta no preço dos produtos de necessidade básica. Para alcançar o objetivo proposto, traçou-se como percurso metodológico, desde pesquisa bibliográfica a consultas de documentos relativos ao assunto. A partir dos dados e informações coletadas, foi possível entender que a crise de abastecimento no momento que estamos vivenciando está ligada à opção mundial em transformar a agricultura em um negócio que, se por um lado, garante melhoria na economia e evita queda no Produto Interno Bruto, por outro, exclui os trabalhadores e as trabalhadoras do acesso à comida.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Aurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Petrolina

Professora Adjunta da UPE/Campus Petrolina, pesquisadora dos grupos de pesquisa - GPECT – Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - UFS e Grupo de Pesquisa em sociedade e Natureza no Vale do São Francisco. Professora permanente do Progrma de Pós-graduação em Educação - Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, coordena o CEA - Centro de Estudos -Agrarios.

Publicado
2020-09-05
Como Citar
DIAS DE SOUSA, R. A. A EXPANSÃO DO AGRONEGÓCIO EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID-19. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 22, n. 2, p. 90-102, 5 set. 2020.
Seção
Seção Especial: Reflexões científicas e sociopolíticas sobre a COVID-19