PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANA PARA OS 99%: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AS TEORIAS FEMINISTAS E O CAMPO DO URBANISMO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n2.676Palavras-chave:
urbanismo feminista; planejamento sensível a gênero; trabalho de cuidado.Resumo
Este artigo foi originado pela seguinte provocação: como o planejamento urbano e a gestão das cidades impactam o desempenho do trabalho de cuidado? A pesquisa teve por objetivo investigar, na literatura publicada e com dados secundários, os processos ocultados na divisão sexual do trabalho reprodutivo e de cuidado, bem como, discutir a vinculação destes com o planejamento urbano e a gestão das cidades no século XXI. Apresenta ainda uma breve análise sobre a interseccionalidade imbricada nestas relações associando gênero, raça e classe. A intersecção destas categorias é imprescindível para a compreensão de como as pessoas que exercem os trabalhos de cuidado e a condição das mulheres urbanas, de forma remuneradas ou não, são afetadas pela lógica de pensar cidade. Para investigar estes processos a pesquisa utilizou-se de uma bibliografia embasada na teoria feminista e teve como centralidade o livro Feminismo para os 99%: um manifesto, texto que nos ajuda a sublinhar a necessidade, para o exercício de um urbanismo verdadeiramente feminista, de um planejamento urbano e gestão das cidades voltados para as necessidades da maioria social. A discussão foi feita à luz de dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, do Instituto de Pesquisa econômica Aplicada - IPEA e do Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e do Caribe - OIG.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.