PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANA PARA OS 99%: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AS TEORIAS FEMINISTAS E O CAMPO DO URBANISMO

  • Vanessa Alves Cordeiro Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Raimundo Jucier Sousa de Assis Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Palavras-chave: urbanismo feminista; planejamento sensível a gênero; trabalho de cuidado.

Resumo

Este artigo foi originado pela seguinte provocação: como o planejamento urbano e a gestão das cidades impactam o desempenho do trabalho de cuidado? A pesquisa teve por objetivo investigar, na literatura publicada e com dados secundários, os processos ocultados na divisão sexual do trabalho reprodutivo e de cuidado, bem como, discutir a vinculação destes com o planejamento urbano e a gestão das cidades no século XXI. Apresenta ainda uma breve análise sobre a interseccionalidade imbricada nestas relações associando gênero, raça e classe. A intersecção destas categorias é imprescindível para a compreensão de como as pessoas que exercem os trabalhos de cuidado e a condição das mulheres urbanas, de forma remuneradas ou não, são afetadas pela lógica de pensar cidade. Para investigar estes processos a pesquisa utilizou-se de uma bibliografia embasada na teoria feminista e teve como centralidade o livro Feminismo para os 99%: um manifesto, texto que nos ajuda a sublinhar a necessidade, para o exercício de um urbanismo verdadeiramente feminista, de um planejamento urbano e gestão das cidades voltados para as necessidades da maioria social. A discussão foi feita à luz de dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, do Instituto de Pesquisa econômica Aplicada - IPEA e do Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e do Caribe - OIG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Alves Cordeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Urbanista e arquiteta especialista em Planejamento Urbano e Gestão Socioambiental das Cidades pela Universidade Federal do Piauí, mestranda no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia.

Raimundo Jucier Sousa de Assis, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Geografia Humana, professor do curso de graduação em Geografia e do programa de pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (CCGEO/PPGCP/UFPI).

Publicado
2020-09-05
Como Citar
ALVES CORDEIRO, V.; SOUSA DE ASSIS, R. J. PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANA PARA OS 99%: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AS TEORIAS FEMINISTAS E O CAMPO DO URBANISMO. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 22, n. 2, p. 202-218, 5 set. 2020.
Seção
Artigos de fluxo contínuo