A GÊNESE E A DINÂMICA RURAL-URBANA DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO - SP: 1870 – 1950
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n2.664Palavras-chave:
Santa Cruz do Rio Pardo, Gênese; Dinâmica Rural-Urbana, Café, Ferrovia.Resumo
O objetivo do trabalho é apresentar a gênese de Santa Cruz do Rio Pardo, cidade localizada na região Centro-Oeste paulista, a qual foi “boca do sertão” (MONBEIG, 1984), sendo elemento importante, juntamente com o papel da ferrovia e da expansão cafeeira, para a compreensão do processo de criação desse núcleo urbano. A dinâmica rural - urbana é discutida no contexto da gênese desse município, considerando o período entre 1870 (criação do município) e 1950, quando o café perdeu importância na economia municipal bem como intensificou-se o processo de urbanização e a dinâmica rural-urbana se alterou. Para a realização do trabalho, quanto à compreensão da gênese da cidade, consultou-se a bibliografia relativa à história de Santa Cruz do Rio Pardo bem como dados censitários, com o intuito principalmente, de analisar a dinâmica-rural urbana, durante o período citado. Foi realizado um levantamento de campo em junho de 2018, com o objetivo de coletar informações acerca dos aspectos históricos e da dinâmica rural-urbana, não esclarecidos pela bibliografia consultada. Compreendeu-se que, embora a origem de Santa Cruz do Rio Pardo seja anterior à expansão cafeeira e a inserção da ferrovia, o desenvolvimento do município está atrelado aos dois elementos citados, importantes na dinâmica rural-urbana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.