A GÊNESE E A DINÂMICA RURAL-URBANA DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO - SP: 1870 – 1950

  • Franciele Miranda Ferreira Dias Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Santa Cruz do Rio Pardo, Gênese; Dinâmica Rural-Urbana, Café, Ferrovia.

Resumo

O objetivo do trabalho é apresentar a gênese de Santa Cruz do Rio Pardo, cidade localizada na região Centro-Oeste paulista, a qual foi “boca do sertão” (MONBEIG, 1984), sendo elemento importante, juntamente com o papel da ferrovia e da expansão cafeeira, para a compreensão do processo de criação desse núcleo urbano. A dinâmica rural - urbana é discutida no contexto da gênese desse município, considerando o período entre 1870 (criação do município) e 1950, quando o café perdeu importância na economia municipal bem como intensificou-se o processo de urbanização e a dinâmica rural-urbana se alterou. Para a realização do trabalho, quanto à compreensão da gênese da cidade, consultou-se a bibliografia relativa à história de Santa Cruz do Rio Pardo bem como dados censitários, com o intuito principalmente, de analisar a dinâmica-rural urbana, durante o período citado. Foi realizado um levantamento de campo em junho de 2018, com o objetivo de coletar informações acerca dos aspectos históricos e da dinâmica rural-urbana, não esclarecidos pela bibliografia consultada. Compreendeu-se que, embora a origem de Santa Cruz do Rio Pardo seja anterior à expansão cafeeira e a inserção da ferrovia, o desenvolvimento do município está atrelado aos dois elementos citados, importantes na dinâmica rural-urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Miranda Ferreira Dias, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Geografia, Universidade Estadual de Londrina (2019). Tem experiência em pesquisa nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Econômica e Geografia Regional. Professora Substituta no curso de licenciatura e bacharelado em Geografia da Unesp (Campus de Ourinhos).

Publicado
2020-09-05
Como Citar
FERREIRA DIAS, F. M. A GÊNESE E A DINÂMICA RURAL-URBANA DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO - SP: 1870 – 1950. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 22, n. 2, p. 181-201, 5 set. 2020.
Seção
Artigos de fluxo contínuo