TEMAS E TEMÁTICAS PARA ZONEAMENTO DE SISTEMAS CÁRSTICOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL-BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n3.615

Palavras-chave:

cavidades, geoprocessamento, conservação, patrimônio geomorfológico

Resumo

Representativos ambientes cársticos podem ser observados no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (PESAM) no Estado do Pará. A partir de uma visão interdisciplinar, apoiada em recursos geoinformativos (sistemas de informação geográficas), foi elaborado um roteiro de temas e temáticas geoambientais que permitem propor zonas de proteção e uso sustentável de trilhas em ambientes cársticos no PESAM. Para a compartimentação ambiental foi adotada a Geoecologia das Paisagens como suporte à delimitação das unidades de paisagem. Estas unidades são a base para a definição de trilhas que possibilitam o acesso à caverna. Como resultados, o gradiente altimétrico possibilitou construir uma tipologia de trilhas baseadas em grau de dificuldade, enquanto as feições geomorfológicas complementam a delimitação das unidades de paisagem. Estas bases auxiliam o plano de uso público de visitantes e pesquisadores através do estabelecimento de trilhas para acesso externo e interno à caverna, além de possibilitar sinalizar os principais salões a serem visitados através de diferentes categorias e fragilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Vidal, Universidade do sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2014), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Possui Graduação e licenciatura em Geografia. Atualmente é professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. Pesquisadora dos grupos de estudos GEEASPA e Geoecologia das Paisagem e sistemas geoinformativos, com experiências nas áreas: Análise e planejamento ambiental, Análise geoecológica, Cartografia e Sensoriamento Remoto.

Abraão Levi dos Santos Mascarenhas, Universidade do sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Professor de Geografia na UNIFESSPA. Mestre em Geografia pela UFC. Doutorando em Geografia-USP. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/Unifesspa. Coordenação das metodologias dos sistemas geoinformativos e da modelização gráfica e cartográfica do Projeto CAVEGIS. Folha 31, qd. 7, lote especial, s/n, bairro Nova Marabá, Marabá-PA, Brasil. CEP: 68507-590. Tel.: 94-2101-7105. abraaolevi@unifesspa.edu.br.

Diemison Ladislau Alencar, Universidade Federal de Uberlandia - Campus Ituiutaba

Geógrafo pela UNIFESSPA. Mestrando em Geografia do Pontal-UFU R. Vinte, nº 1600 - Tupã, Ituiutaba - MG, 38304-402/Campus Pontal. Técnico responsável pelos produtos derivados dos geoprocessamentos. Membro do Grupo de pesquisa do CNPq “Geoecologia das paisagens e sistemas geoinformativos”. Tel.: 34-3271-5305. diemisonladislau@gmail.com

Andréa Regina de Britto Costa Lopes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA

Professora Adjunta na Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FCH/IETU/UNIFESSPA). Doutora em Geografia, Utilização e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2019-12-07

Como Citar

VIDAL, M. R.; MASCARENHAS, A. L. dos S.; ALENCAR, D. L.; COSTA LOPES, A. R. de B. TEMAS E TEMÁTICAS PARA ZONEAMENTO DE SISTEMAS CÁRSTICOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL-BRASIL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 21, n. 3, p. 97–115, 2019. DOI: 10.35701/rcgs.v21n3.615. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/615. Acesso em: 22 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)