PAISAGENS URBANAS E A CONSTRUÇÃO DE TERRITORIALIDADES EM FORTALEZA
Palavras-chave:
Paisagens urbanas, Territorialidade, Fortaleza, Beira MarResumo
Trata-se de uma reflexão sobre as diferentes paisagens urbanas fortalezenses, portadoras de heranças, significado social, político, cultural e estético, decorrentes de teias relacionais do homem-espaço e tempo. As paisagens de Fortaleza aqui reveladas são, sobretudo, reveladoras dos filtros psicoculturais perceptivos do pesquisador. Por outro lado, o recorte de algumas paisagens denotadoras de territorialidades particulares como aquelas da Praia de Iracema e das prostitutas do Passeio Público, da Avenida Beira Mar e do Bairro do Farol sinaliza as interações de paisagens e territorialidades.
Resumé
Cet article est une contribution à la réfléxion sur des differents paysages urbains de Fortaleza-Ce. Ils sont porteurs de héritages, signifiés et de sens social, politique, culturel et de l' esthétique. En fait, ils contiennent les reseaux relationnels entre l 'homme-espace-temps. Les paysages de Fortaleza ici révélés sont, surtout dûs aux filtres psycho-culturels perceptifs. D'ailleurs quelques paysages portent des territorialités particulières comme celles de la Praia de Iracema et des prostituées du Paseio Público, de l'avenida Beira Mar et Bairro do Farol.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.