O COMÉRCIO E CONSUMO DE ARTIGOS DE LUXO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESIGUALDADE SOCIAL, CONCENTRAÇÃO DE RENDA E OSTENTAÇÃO

Autores

  • Carlos Henrique Costa da Silva Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Realizamos um debate sobre a questão das necessidades e da imposição do consumo de mercadorias como obrigatoriedade social para a ampliação do ciclo de reprodução do capital na atualidade. Discutimos o papel do consumo do luxo na sociedade para entender como este tem aumentado de maneira exponencial, nos últimos anos, e como as empresas montam suas estratégias comerciais e espaciais para atender a este nicho de mercado. Nossas análises foram feitas a partir do Brasil tendo como referência principal a metrópole paulista.

Palavras-Chave: Consumo, Comércio, Luxo, Metrópole, Brasil.

 

ABSTRACT

We present a debate on the question of the needs and the imposition of consumption goods as social obligation to expand the reproductive cycle of the capital today. The objective of this paper is to discuss the role of consumption of luxury in our society to understand why this is a kind of consumption that has increased substantially in recent times exponentially and how companies build their business strategies and space to achieve market success. Our analyzes start from the Brazilian reality, with main reference to the paulista metropolis.

Key-Words: Consumption, Commerce, Luxury, Metropolis, Brazil.

 

RESUMÉN

Desarrollamos un debate sobre la cuestión de las necesidades y la imposición del consume como obligación social para la expansión del ciclo de reproducción del capital en la actualidad. Discutimos el rol del consumo del lujo en la sociedad para comprender como se ha incrementado de manera exponencial, en los últimos años, y como las empresas montan sus estrategias comerciales y espaciales para atender a este empleo lucrativo de mercado. Nuestros análisis fueron hechos a partir del Brasil teniendo como referencia principal la metrópoli paulista.

Palabras clave: Consumo, Comercio, Lujo, Metrópoli, Brasil.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Costa da Silva, Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal de São Carlos

Pós- Doutorado em Geografia - Universidad de Buenos Aires

Doutor em Geografia - Unesp - Rio Claro

 

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

SILVA, C. H. C. da. O COMÉRCIO E CONSUMO DE ARTIGOS DE LUXO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: DESIGUALDADE SOCIAL, CONCENTRAÇÃO DE RENDA E OSTENTAÇÃO. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 44–65, 2018. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/393. Acesso em: 22 dez. 2024.