O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E OS SEUS REFLEXOS NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA.
Palavras-chave:
GEOGRAFIA, AVALIAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO.Resumo
Esta pesquisa analisa os reflexos do Exame Nacional do Ensino Médio no processo ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia tendo como estudo de caso Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, em Fortaleza-Ce. Os principais objetivos deste estudo são: demonstrar a importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem; identificar o papel atual do Exame Nacional do Ensino Médio no processo pedagógico e correlacionar o mesmo com as práticas avaliativas. O trabalho desenvolveu-se a partir de observações seguidas de entrevistas realizadas em duas turmas de terceiro ano da escola supracitada. Desta forma, discutiremos como as práticas educativas utilizadas no processo de avaliação da aprendizagem têm sido reflexos de uma estrutura socialmente construída, e de que maneira estas práticas estão se modificando para atender às demandas do Exame Nacional do Ensino Médio, “novo” instrumento de seleção para o ingresso nas instituições de ensino superior privadas e sobretudo públicas em território nacional.
Palavras-chave: Geografia, Avaliação, Ensino-Aprendizagem, Exame Nacional do Ensino Médio.
ABSTRACT
This research analyzes the reflections of the National Secondary Education Examination in the teaching of Geography discipline process taking as a case study Preparatory High School Lyceum of Messejana, in Fortaleza-Ce. The main objectives of this study are to demonstrate the importance of evaluation in the teaching-learning process; identify the current role of the National Secondary Education Examination in the educational process and correlate the same with the evaluative practices. The work was developed from observations followed interviews in two classes of third year of the aforementioned school. Thus, we discuss how the educational practices used in the process of assessment of learning have been reflected in a structure socially built, and how these practices are changing to meet the demands of the National High School Exam, "new" instrument of selection for admission in private higher education institutions and especially public institutions in the country.
Keywords: Geography, Evaluation Teaching-Learning, The national high school examination.
RESUMEN
Esta investigación analiza las reflexiones del Examen Nacional de Enseñanza Media en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la disciplina de Geografía tomando como caso de estudio la Escuela de Enseñanza Media Liceo de Messejana, en Fortaleza-CE. Los principales objetivos de este estudio son: demostrar la importancia de la evaluación en el proceso de enseñanza-aprendizaje; identificar el papel actual del Examen Nacional de Enseñanza Media en el proceso educativo y correlacionar lo mismo con las prácticas evaluativas. El trabajo se desarrolló a partir de observaciones, bien como, entrevistas en dos clases de tercer año de la escuela citada. Por lo tanto, discutiremos de cómo se han reflejado las prácticas educativas utilizadas en el proceso de evaluación del aprendizaje en una estructura socialmente construida, y cómo estas prácticas están cambiando para satisfacer las demandas del Examen Nacional de Enseñanza Media, "nueva" herramienta de selección para la admisión en las instituciones de educación superior privadas y sobre todo pública en el país.
Palabras clave: Geografía, Evaluación, Enseñanza, Aprendizaje, Examen Nacional de Enseñanza Media.
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