DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO E EMPREGO FORMAL EM TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1116Palavras-chave:
Desigualdade. Atividades econômicas. Mercado de trabalho. Área urbana.Resumo
As diferenciações entre os espaços urbanos dos territórios indicam que estes são produtos ativos do próprio capital. A elaboração deste documento está associada à compreensão de que o desenvolvimento desigual e combinado capitalista gera marcas empíricas nos territórios. O seu objetivo é analisar como os dados de empregos formais, extraídos dos registros da RAIS e do CAGED, entre 2020 e 2023, refletem as dinâmicas do desenvolvimento desigual e combinado em territórios periféricos do Nordeste brasileiro. A pesquisa seguiu um caminho exploratório, utilizando uma abordagem quantitativa com o uso de estatística descritiva e inferencial por meio dos testes de Friedman e de Durbin-Conover. A análise dos dados revela que os territórios apresentam dinâmicas distintas em relação à distribuição dos empregos em atividades produtivas, à concentração de empregos em determinados municípios e às oscilações nas admissões. Essas características apontam, pelo menos, três reflexos do desenvolvimento desigual e combinado nos territórios estudados: a concentração de empregos formais em poucas atividades produtivas; a centralização da maior parte deles em poucos municípios; e a expansão seletiva dos empregos formais entre os territórios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Paulo Silva dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104