ANÁLISE COMPARATIVA DE LINEAMENTOS EXTRAÍDOS COM BASE EM DADOS DE SENSORIAMENTO REMOTO DA REGIÃO NOROESTE DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1022Palavras-chave:
Lineamento, Sensoriamento remoto, GeoprocessamentoResumo
Os lineamentos analisados neste trabalho são referentes à uma área situada na região Noroeste do Estado do Ceará, que abrange parte dos municípios de Cariré, Pacujá, Graça e Reriutaba. O foco deste trabalho é a identificação de lineamentos estruturais negativos a partir de produtos de sensoriamento remoto. O objetivo é promover uma análise comparativa dos lineamentos extraídos em diferentes produtos de sensoriamento remoto. A extração dos lineamentos consistiu na identificação de lineamentos relacionados à tectônica rúptil, com base na rede de drenagem, utilizando produtos derivados de modelos digitais de elevação e imagens ópticas diferentes e processados em épocas distintas: SRTM (pré-processado no Projeto Topodata) com imagens Landsat 7 ETM+, em 2014 e Copernicus DEM com imagens da câmera WPM do satélite CBERS 04, em 2023. Para a mesma área, foram extraídos nos anos de 2014 e 2023, respectivamente, 214 e 241 lineamentos, com diferentes distribuições de frequências de direções azimutais evidenciadas por meio dos diagramas de roseta. O aumento quantitativo de lineamentos extraídos e as diferenças nas direções indicadas pelo diagrama de roseta estão relacionados à melhor qualidade dos produtos de sensoriamento remoto utilizados na identificação dos lineamentos em 2023.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dayana Cristina Macedo de Melo, Cynthia Romariz Duarte, Idembergue Barroso Macedo de Moura, Sebastián González Chiozza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.