ANÁLISE GEOGRÁFICA DO AMBIENTE DO TRABALHO DOS AGENTES PENAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1011Palavras-chave:
Trabalho saudável, Ambiente geográfico, Saúde mental, Politicas públicas, Doenças ocupacionaisResumo
O artigo apresenta uma revisão da literatura baseada no levantamento da produção sobre o ambiente de trabalho dos agentes penais dando enfoque aos aspectos ambientais e de saúde mental desses trabalhadores entre os anos de 2018 a 2023. As bases de dados pesquisadas foram Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science e Scopus e os principais descritores: "saúde", “saúde mental”, “policiais penais”, “meio ambiente de trabalho”, "qualidade ambiental do trabalho", “saúde mental do agente penitenciário”, “meio ambiente de trabalho”. Foram analisados 19 artigos, a maioria sobre saúde mental prisional e estresse. A Europa, com destaque para Espanha, Alemanha e Inglaterra são os países que mais publicam sobre o tema, já na América Latina foram encontrados apenas estudos no Brasil, Colômbia e Argentina. O número de publicações se intensificou gradualmente ao longo dos anos e houve aprimoramento metodológico na elaboração e avaliação de estresse. Os resultados da pesquisa levaram a constatações sobre os principais fatores de risco do ambiente de trabalho, a sobrecarga de trabalho, a falta de conforto ambiental, superlotação, estresse térmico, desgaste físico e mental, entre outros. Conclui-se que os fatores protetivos remetem ao apoio social dentro do ambiente prisional e políticas sociais voltada á classe desses trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Samara Monayari Magalhães Silva, Fernando Rodrigues Morerira Silva, Maíra Rodrigues Uliana, Alba Regina Azevedo Arana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.