OS EMPREENDIMENTOS CAPITALISTAS E SEUS IMPACTOS NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA - PESQUEIRO DO CUMBE, ARACATI – CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.987Palavras-chave:
Empreendimentos capitalistas, Impactos sociais e ambientais, Território quilombola do CumbeResumo
O artigo em questão tem o objetivo de debater os impactos sociais e ambientais oriundos da instalação de empreendimentos no território quilombola do Cumbe, situada em (Aracati/Ceará), especialmente os relacionados à carcinicultura, aos parques eólicos e à Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE. Os principais procedimentos metodológicos utilizados basearam-se em levantamento bibliográfico sobre os principais conceitos, temas, e categorias trabalhadas, a utilização de um caderno de campo para a descrição do dia a dia vivido no quilombo, reuniões de planejamento da pesquisa, rodas de conversa com os(as) quilombolas e entidades parceiras, participação em eventos organizados pela comunidade, aplicação de entrevistas semiestruturadas e realização de oficinas de cartografia social. Foi possível constatar, principalmente, por meio da metodologia da cartografia social, o conjunto de injustiças ambientais presentes neste território quilombola-pesqueiro e as conexões com as práticas desenvolvimentistas das empresas instaladas nas últimas décadas. Esse “desenvolvimento” tem exaurido os bens naturais locais, considerados pela comunidade como bens comuns, e ocasionado diversos impactos que ameaçam a existência, o trabalho e a cultura dessa população tradicional, levando ao surgimento de conflitos socioambientais no território.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ariel Rocha Nóbrega de Castro, Lara Maia dos Santos, Camila Dutra dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.