METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFETAS DA CHUVA CEARENSES: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO

Autores

  • Eliê Regina Fedel Marques Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria Elisa Zanella Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Flávia Ingrid Bezerra Paiva Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1104

Palavras-chave:

Profetas da chuva, Conhecimento tradicional, Previsão de chuva, Ceará, Semiárido

Resumo

O artigo em questão, resultado de uma pesquisa qualitativa, debruça-se sobre os métodos de previsão de chuva utilizados pelos profetas da chuva no estado do Ceará, semiárido brasileiro, e propõe uma classificação para os seus métodos. Os profetas da chuva são indivíduos que, através de conhecimentos tradicionais e observação da natureza, se propõem a prever se o ano será de seca ou de chuva. A pesquisa, de cunho exploratório e descritivo, lança mão de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, e tem como objetivo geral analisar as metodologias de previsão utilizadas pelos profetas da chuva do Ceará, propondo uma classificação para os seus métodos. Através da análise de nove artigos científicos e da observação direta das reuniões dos profetas no município de Quixadá - CE, foi possível alcançar o objetivo proposto. Os resultados apontam para uma variedade de métodos de observação, que podem ser classificados em quatro categorias principais: observação da natureza (tendo sido este o método mais citado nos artigos), religiosa/mística, mista (observação da natureza e religiosa/mística) e científica/empírica, esta última tendo sido observada apenas em campo. A pesquisa conclui que os profetas da chuva utilizam uma combinação de conhecimentos tradicionais e observação da natureza para prever a chuva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliê Regina Fedel Marques, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda no Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Elisa Zanella, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora de graduação e pós-graduação da Geografia e do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Flávia Ingrid Bezerra Paiva Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Licenciatura da Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE-Quixadá

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

MARQUES, E. R. F.; ZANELLA, M. E.; GOMES, F. I. B. P. METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFETAS DA CHUVA CEARENSES: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 3, p. 284–306, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1104. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1104. Acesso em: 3 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos