METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFETAS DA CHUVA CEARENSES: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1104Palavras-chave:
Profetas da chuva, Conhecimento tradicional, Previsão de chuva, Ceará, SemiáridoResumo
O artigo em questão, resultado de uma pesquisa qualitativa, debruça-se sobre os métodos de previsão de chuva utilizados pelos profetas da chuva no estado do Ceará, semiárido brasileiro, e propõe uma classificação para os seus métodos. Os profetas da chuva são indivíduos que, através de conhecimentos tradicionais e observação da natureza, se propõem a prever se o ano será de seca ou de chuva. A pesquisa, de cunho exploratório e descritivo, lança mão de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, e tem como objetivo geral analisar as metodologias de previsão utilizadas pelos profetas da chuva do Ceará, propondo uma classificação para os seus métodos. Através da análise de nove artigos científicos e da observação direta das reuniões dos profetas no município de Quixadá - CE, foi possível alcançar o objetivo proposto. Os resultados apontam para uma variedade de métodos de observação, que podem ser classificados em quatro categorias principais: observação da natureza (tendo sido este o método mais citado nos artigos), religiosa/mística, mista (observação da natureza e religiosa/mística) e científica/empírica, esta última tendo sido observada apenas em campo. A pesquisa conclui que os profetas da chuva utilizam uma combinação de conhecimentos tradicionais e observação da natureza para prever a chuva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliê Regina Fedel Marques, Maria Elisa Zanella, Flávia Ingrid Bezerra Paiva Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.
104