ZONEAMENTO AMBIENTAL NA LAGUNA COSTEIRA LAGAMAR NO LITORAL SETENTRIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE (BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.520Keywords:
Áreas Úmidas, Zoneamento Ambiental, laguna Lagamar.Abstract
Áreas Úmidas (AUs) são ecossistemas de transição entre o meio aquático e terrestre nas quais ocupam cerca de 20% do território brasileiro. Por sua vez, as lagunas são classificadas como AUs costeiras, na qual são classificadas como corpos hídricos, de diversos tamanhos nas quais são separadas do oceano naturalmente e que são conectados aos mesmos por um ou mais canais de maré. Assim sendo o zoneamento ambiental surge como uma ferramenta, na qual irá auxiliar a gerir o território de áreas que necessitam de preservação, tornando-se fundamental importância para selecionar áreas prioritárias para recuperação e/ou preservação, partindo da ideia de que as lagunas costeiras são de deveras importância devido aos serviços ecossistêmicos os quais as mesmas fornecem para a sociedade. A pesquisa foi dividida em três etapas: 1) Levantamento bibliográfico e cartográfico prévio da área.; 2) Processamento digital das imagens com composição colorida no sistema de cores RGB (Red-Green-Blue); 3) Classificação de área das diferentes classes de ocupação do solo presente na área. Baseado nos resultados obtidos nesse trabalho, o zoneamento ambiental se trata de uma forma importante de manusear e gerir o território de áreas naturais que foram antropizadas, delimitando áreas prioritárias para a intervenção ambiental por meio das políticas públicas, tendo em vista que são áreas de importância fundamental para a sociedade, onde prestam diversos serviços ecossistêmicos.
Palavras-chave: Áreas Úmidas; Zoneamento Ambiental; laguna Lagamar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.