VALORAÇÃO ECONÔMICA E RESTAURAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO PASSA-TRÊS PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.985Palavras-chave:
Desmatamento, Economia ambiental, Preservação ambiental, Recursos naturaisResumo
A valoração econômica ambiental atribui valor monetário aos recursos naturais, o qual estima o montante necessário para a restauração de ambientes degradados por meio do Método de Custo de Reposição (MCR). Este parâmetro desempenha um papel fundamental na fundamentação de decisões ambientais. Neste contexto, o estudo em questão realizou a valoração ambiental da Área de Preservação Permanente (APP) do rio Passa-Três utilizando o MCR com o propósito de estimar os custos associados à restauração das áreas degradadas. Por meio da análise dos dados quantitativos da área de APP, foram estabelecidas medidas corretivas destinadas à recuperação das áreas degradadas, e o método MCR foi empregado para calcular os custos correspondentes. Os resultados obtidos revelaram que a APP do rio Passa-Três encontra-se em estado de degradação, resultante da substituição da vegetação natural por pastagem. O custo estimado para a restauração integral da área foi calculado em R$ 103.833.805,77, e levanta questionamentos quanto à atribuição de responsabilidades pelos custos envolvidos e ao compromisso com a preservação do manancial, atuando como um estímulo à criação de programas voltados para a proteção e preservação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wellington Ribeiro Martins, Joana D’arc Bardella Castro, Adriana Aparecida Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.