CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS E DIREITO À CIDADE: O CASO DAS REMOÇÕES DO VLT DE FORTALEZA E SEUS IMPACTOS NA ZEIS DO LAGAMAR
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.956Palavras-chave:
Remoções, Direito à cidade, Zonas Especiais de Interesse Social, FortalezaResumo
A terra é um bem valorizado por isso sujeito a disputas. Nesses conflitos, o Estado que deveria ser mediador, se coloca como representante dos interesses econômicos. As Zonas Especiais de Interesse Social são áreas que compreendem assentamentos precários destinados à regularização fundiária. A comunidade do Lagamar é uma ZEIS da cidade de Fortaleza-CE localizada entre os bairros São João do Tauape e Alto da Balança que lutou para que essa área fosse reconhecida como ZEIS, e tentou resistir a remoção causada pelas obras para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Os impactos ainda são atuais e reverberam no cotidiano de centenas de famílias, que tiveram seu direito à moradia violado. O objetivo é analisar os impactos ainda atuais atinentes à relação conflituosa entre o Estado e a comunidade diretamente atingida pelo megaevento da FIFA em Fortaleza, assim como destacar os meios de resistências e a organização ensejada pela comunidade nesse processo, e a luta pelo direito à cidade. Para tanto, a metodologia utilizada nesta pesquisa consistiu em pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo e entrevistas com as pessoas afetadas pelas obras do VLT, além do envolvimento prático cotidiano na frente de luta pela moradia, utilizando-se dos espaços de luta pela moradia e organização popular para escuta ativa dos depoimentos, em reuniões e encontros das movimentações comunitárias que seguiam em meio à luta pela permanência na ZEIS. Os resultados obtidos dão conta de que as ZEIS são um instrumento de grande importância, pois são zoneamentos legalmente reconhecidos para a regularização fundiária de assentamentos irregulares, “obras de urbanização” e outras melhorias destinadas à população de baixa renda. A implementação destas zonas, no entanto, não ocorre sem desafios. O exemplo dessa afirmação é justamente o caso desta pesquisa, efetivar as ZEIS em Fortaleza e a ZEIS do Lagamar demandou esforços coletivos e ainda assim, existem obstáculos que impedem a concretização destas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Laíssa Vitória da Silva Limeira, Wagner Vinícius Amorin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.