A EXPANSÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE ASSU/RN E AS CIRCUNSTÂNCIAS DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DOS CURSOS D’ÁGUA FRENTE AO PLANEJAMENTO URBANO LOCAL

Autores

  • Joshuá Davinci Nunes Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Josiel de Alencar Guedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Andreza Tacyana Felix Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.948

Palavras-chave:

Diretrizes ambientais, Cidade, Microbacias, Uso e Cobertura, Geoprocessamento

Resumo

O processo desordenado de urbanização no Brasil vem gerando problemas de inundações e alagamentos nas cidades, especialmente nas áreas margeantes e sob os cursos d'água. Em Assú, município potiguar localizado no Semiárido nordestino, os cursos d’água intermitentes vem sendo transformados a partir do processo de expansão urbana, com isso, tornando-se cenário de discussões a partir dessa interligação entre expansão urbana e recursos hídricos.esse sentido, essa pesquisa busca discutir diretrizes ambientais e de planejamento territorial para o uso e preservação dos cursos d'água na zona urbana de Assú, tendo como objetos de observação, quatro microbacias hidrográficas mais densamente ocupadas pelo processo de urbanização. Portanto, fundamenta-se a partir de uma revisão bibliográfica e documental, tendo como base o Plano Diretor Municipal (Lei complementar N° 015/06), a Lei Nº 12.651/2012, a Lei N° 6.766/1979 e a Lei N° 14.285/2021; uso de imagens de satélite trabalhados no ambiente SIG e por fim, a pesquisa de campo para identificar, reconhecer os canais fluviais e registrar os canais fluviais. Os resultados demonstram a partir do Plano Diretor Municipal (Lei complementar N° 015/06) e com o Código Florestal (Lei Nº 12.651/2012) que as microbacias hidrográficas observadas na área urbana de Assú apresentam características de uso e cobertura do solo que não estão alinhadas com o Plano Diretor e com o Código Florestal no que trata às áreas de preservação permanente, contribuindo com os problemas atuais de enchentes, alagamentos e inundações locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joshuá Davinci Nunes Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Josiel de Alencar Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

 

Andreza Tacyana Felix Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

ROCHA, J. D. N.; GUEDES, J. de A.; CARVALHO, A. T. F. A EXPANSÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE ASSU/RN E AS CIRCUNSTÂNCIAS DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DOS CURSOS D’ÁGUA FRENTE AO PLANEJAMENTO URBANO LOCAL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 3, p. 178–205, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v25.948. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/948. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos