AS COOPERATIVAS DO RAMO AGROPECUÁRIO: CARACTERIZAÇÃO E CRÍTICA A SUA ATUAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.926Palavras-chave:
Agropecuária, Cooperativismo, Desenvolvimento RuralResumo
O Cooperativismo é a união de pessoas com o mesmo objetivo e que desejam desenvolver uma atividade econômica, com foco na qualidade de vida dos sócios. O presente estudo busca identificar as cooperativas do setor agropecuário do Rio Grande do Norte, Brasil, distribuídos por regiões e municípios do território nos últimos anos. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica de conceitos do cooperativismo, seus aspectos legais e tipologia, e o recorte empírico caracterizado a partir dos dados secundários extraídos do Censo Agropecuário de 2017 (IBGE), bem como de dados atualizados sobre o cooperativismo agropecuário no Nordeste e no Rio Grande do Norte. Foi utilizada na metodologia uma abordagem qualitativa, pois está relacionada a questões de descrição particulares das organizações; de caráter descritivo, por descrever as organizações cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Norte, e exploratório, por ser algo pouco explorado no estado Potiguar. Os agricultores deverão se apropriar de suas organizações e suas produções, o fortalecimento deste setor depende da organização dos mesmos, portanto, estes necessitam de apoio, e o conhecimento é de fundamental importância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandra Alves da Cunha, Josué Alencar Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.