AS COOPERATIVAS DO RAMO AGROPECUÁRIO: CARACTERIZAÇÃO E CRÍTICA A SUA ATUAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Autores

  • Alexandra Alves da Cunha COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE LUCRÉCIA (RN)
  • Josué Alencar Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.926

Palavras-chave:

Agropecuária, Cooperativismo, Desenvolvimento Rural

Resumo

O Cooperativismo é a união de pessoas com o mesmo objetivo e que desejam desenvolver uma atividade econômica, com foco na qualidade de vida dos sócios. O presente estudo busca identificar as cooperativas do setor agropecuário do Rio Grande do Norte, Brasil, distribuídos por regiões e municípios do território nos últimos anos. O trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica de conceitos do cooperativismo, seus aspectos legais e tipologia, e o recorte empírico caracterizado a partir dos dados secundários extraídos do Censo Agropecuário de 2017 (IBGE), bem como de dados atualizados sobre o cooperativismo agropecuário no Nordeste e no Rio Grande do Norte. Foi utilizada na metodologia uma abordagem qualitativa, pois está relacionada a questões de descrição particulares das organizações; de caráter descritivo, por descrever as organizações cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Norte, e exploratório, por ser algo pouco explorado no estado Potiguar. Os agricultores deverão se apropriar de suas organizações e suas produções, o fortalecimento deste setor depende da organização dos mesmos, portanto, estes necessitam de apoio, e o conhecimento é de fundamental importância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Alves da Cunha, COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE LUCRÉCIA (RN)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2004) e mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2021). Atualmente é cooperado da Cooperativa AGROINDUSTRIAL DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE LUCRÉCIA. Tem experiência na área de agricultura familiar, cooperativismo agropecuário e assistência técnica e extensão rural.

Josué Alencar Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Concluiu a Graduação e o Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), oportunidade em que participou da Missão de Estudos (PROCAD/CAPES) no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professor substituto do Departamento de Geografia da UFRN/Natal e atualmente é professor efetivo do Departamento de Geografia/Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de onde faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES). É atualmente Líder do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR). Atualmente é Coordenador Institucional junto à UERN do Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano (parceria MDU-UFPE/UERN) e avaliador para os atos autorizativos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores do Brasil do SINAES/INEP/MEC. Faz parte de conselho científico e de avaliação ad hoc de algumas revistas científicas, incluindo a Revista Geografia - Londrina (ISSN: 01023888); Revista Mercator (ISSN:19842201), Revista URBE (ISSN: 2175-3369) e a Revista de Geografia da UFPE (ISSN: 01045490). Exerce a função de Editor Chefe da revista Geotemas (2236-255X). Área de interesse em pesquisa: produção do espaço urbano; práticas espaciais urbanas; dinâmicas e interações urbano-regionais; aspectos da urbanização em áreas não metropolitanas; mobilidade espacial da população; comércio e consumo urbanos e pequena cidade.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

CUNHA, A. A. da; BEZERRA, J. A. AS COOPERATIVAS DO RAMO AGROPECUÁRIO: CARACTERIZAÇÃO E CRÍTICA A SUA ATUAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 3, p. 40–64, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.926. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/926. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos