MUDANÇAS TEMPORAIS NO USO DO SOLO E O EFEITO NA VEGETAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DE SOBRAL, CEARÁ

Autores

  • Lysiane dos Santos Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • José Falcão Sobrinho Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Elnatan Bezerra de Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.857

Palavras-chave:

Conservar, Fitofisionomias, Flora, Ocupação do solo

Resumo

Conhecer a cobertura do solo, natural ou não, faz com que haja interesse da sociedade em conservar os recursos naturais que determinado território pode proporcionar. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos das mudanças temporais no uso do solo sobre a vegetação da Floresta Nacional de Sobral, Ceará, em virtude de se tratar de uma Unidade de Conservação antiga, pouco conhecida e que não possui plano de manejo. Para este estudo, foi realizado levantamento bibliográfico e análise de uso do solo por meio de sensoriamento remoto, no período de 1990 a 2020. A análise mostrou sete categorias de ocupação da terra: Mata Ciliar, Caatinga do Cristalino, Campo Degradado, Pastagem, Mosaico de Agricultura e Pastagem, Afloramentos rochosos e Outras Áreas não Vegetadas. A representação dos resultados em cada categoria mostrou, principalmente, que a Unidade de Conservação vem perdendo vegetação natural, onde a menor percentagem de solo composto por Caatinga do Cristalino corresponde ao período mais atual da análise, e a vegetação ciliar mostra-se composta, em sua maioria, pela espécie invasora Cryptostegia madagascariensis, que, aliada a outros impactos, vem causando grandes danos à paisagem local. Portanto, observa-se que a área de estudo necessita de uma melhor e mais efetiva conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lysiane dos Santos Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduada em Biologia, Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – PROPGEO/UVA.

José Falcão Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Geógrafo, Pós-doutor em Geografia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado em Geografia) e Professor Associado do Curso de Mestrado Acadêmico em Geografia do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA.

Elnatan Bezerra de Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Biólogo, Pós-Doutor em Taxonomia de Fanerógamos (Botânica). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, curso de Ciências Biológicas e é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado em Geografia) da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

SANTOS LIMA, L. dos; SOBRINHO, . J. F.; BEZERRA DE SOUZA, E. . MUDANÇAS TEMPORAIS NO USO DO SOLO E O EFEITO NA VEGETAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DE SOBRAL, CEARÁ. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 244–259, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.857. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/857. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos