NASCENTES NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS PARA O GERECIAMENTO HÍDRICO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.809Palavras-chave:
Gerenciamento, Nascente, ConservaçãoResumo
A água é um elemento vital para os seres vivos, bem como para o desenvolvimento da sociedade. Garantir a qualidade e a conservação dos recursos hídricos é de responsabilidade governamental e depende, sobretudo, da capacidade de execução das políticas ambientais. A legislação brasileira, apresenta instrumentos com diferentes abordagens sobre a água, estando, atualmente, este elemento salvaguardado sob o entendimento do art. 225 da Constituição Federal. No entanto, tem-se observado conflitos entre os marcos regulatórios, sendo reverberado, consequentemente, em impactos negativos sobre os sistemas naturais. Assim, dentro do gerenciamento hídrico ambiental, destacou-se os sistemas de nascentes de drenagens, ambiente estratégico para produção de água. Em meio a discussão sobre domínio privado das águas e as diretrizes encontradas na legislação ambiental, vê-se com preocupação o tratamento e manejo dos ambientes de nascentes. Para embasar essa discussão foi apresentado um estudo de caso sobre as nascentes do rio Pacoti, um importante curso d’água para o abastecimento da cidade de Fortaleza. Considera-se que é necessário um maior aporte de conhecimento sobre a dinâmica ambiental das nascentes, para o desenvolvimento de políticas mais eficientes quanto a conservação e manejo dessas fontes hídricas.
Palavras-Chave: Gerenciamento. Nascente. Conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Débora Maciel Castelo Holanda, Marta Celina Linhares Sales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.