A CONCEPÇÃO DE NATUREZA NA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL E A CRISE AMBIENTAL
Palavras-chave:
Crise ambiental, Civilização Ocidental, Natureza, Homem, SociedadeResumo
A civilização ocidental, especialmente a partir do século XVIII, estabelece uma nova relação com a natureza. A mesma passa a conceber o homem como ser superior, destacado da natureza, contribuindo decisivamente, através da exploração dos recursos naturais de forma inadequada, para a crise ambiental atual. Sendo assim, este artigo procura apresentar os pressupostos históricos e filosóficos dessa crise e expor algumas de suas consequências, na intenção de contribuir reflexivamente para o debate e a construção de uma sociedade mais justa e solidária, ecológica e eticamente responsável.
Palavras-chave: Crise ambiental. Civilização Ocidental. Natureza. Homem. Sociedade.
THE CONCEPT OF NATURE IN WESTERN CIVILIZATION AND ENVIRONMENTAL CRISIS
Abstract
Western civilization, especially from the eighteenth century, established a new relationship with nature. This man is conceived as a superior being, detached from nature, contributing decisively through the exploitation of natural resources inadequate for the current environmental crisis. Therefore, this article presents the historical and philosophical assumptions of this crisis and exposes some of its consequences, with the intention of contributing to the debate reflexively and in building a more just and caring society, ecologically and ethically responsible.
Keywords: Environmental crisis. Western Civilization. Nature. Man. Society.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.