ETNO-AFETAÇÃO TERRITORIAL: BASE CONCEITUAL E ANÁLISE TERRITORIAL EM COMUNIDADE INDÍGENA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL
Resumo
O presente artigo científico desenvolveu-se no estado de Roraima - Brasil, este se encontra na porção da Amazônia Setentrional com seus limites de fronteira na porção Nordeste: com a República Cooperativa da Guiana e na porção Norte: com a República Bolivariana da Venezuela. Ainda, faz divisa com os estados: na porção Sudeste, com o Pará e; Sul e Noroeste, o Amazonas. O trabalho tem como objetivo explicitar o conceito de Etno-Afetação Territorial pensado e fundamentado pelo autor durante a elaboração da tese de doutorado, sob a luz epistemológica dos conceitos de Território e da Cartografia Social. A metodologia desenvolveu-se através de: pesquisa teórica (com visitas em bibliotecas públicas) e virtual (em sites); pesquisas em campo (in loco) e visitas técnicas aos órgãos governamentais como, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Universidade Federal de Roraima (UFRR) na aquisição de colher informações e dados sobre o tema do trabalho. Contudo, é relevante discutir no âmbito acadêmico as produções científicas que desenvolvem novos conceitos e, principalmente, que contextualizem os estudos nos estados da Amazônia Legal.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.