ETNO-AFETAÇÃO TERRITORIAL: BASE CONCEITUAL E ANÁLISE TERRITORIAL EM COMUNIDADE INDÍGENA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL

  • Lúcio Keury Almeida Galdino Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Palavras-chave: Etno-afetação, Território, Cartografia Social, Comunidade Indígena, Amazônia

Resumo

O presente artigo científico desenvolveu-se no estado de Roraima - Brasil, este se encontra na porção da Amazônia Setentrional com seus limites de fronteira na porção Nordeste: com a República Cooperativa da Guiana e na porção Norte: com a República Bolivariana da Venezuela. Ainda, faz divisa com os estados: na porção Sudeste, com o Pará e; Sul e Noroeste, o Amazonas. O trabalho tem como objetivo explicitar o conceito de Etno-Afetação Territorial pensado e fundamentado pelo autor durante a elaboração da tese de doutorado, sob a luz epistemológica dos conceitos de Território e da Cartografia Social. A metodologia desenvolveu-se através de: pesquisa teórica (com visitas em bibliotecas públicas) e virtual (em sites); pesquisas em campo (in loco) e visitas técnicas aos órgãos governamentais como, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Universidade Federal de Roraima (UFRR) na aquisição de colher informações e dados sobre o tema do trabalho. Contudo, é relevante discutir no âmbito acadêmico as produções científicas que desenvolvem novos conceitos e, principalmente, que contextualizem os estudos nos estados da Amazônia Legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio Keury Almeida Galdino, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado
2020-12-30
Como Citar
GALDINO, L. K. A. ETNO-AFETAÇÃO TERRITORIAL: BASE CONCEITUAL E ANÁLISE TERRITORIAL EM COMUNIDADE INDÍGENA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 22, n. 3, p. 72-84, 30 dez. 2020.
Seção
Artigos