DESIGUALDADE SOCIOAMBIENTAL E A CAPACIDADE DE LIDAR COM A PANDEMIA DE COVID-19: AVALIAÇÃO DA GEOESPACIALIDADE DA VULNERABILIDADE EM FORTALEZA-CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n2.695Palavras-chave:
COVID-19, Desigualdade Socioeconômica, Vulnerabilidade, PandemiaResumo
A pandemia de COVID-19 surge como o maior desafio do século XXI para a sociedade global. As condições socioeconômicas mais restritivas podem contribuir para disseminação e aumento da mortalidade da doença. Este contexto é bastante presente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Neste artigo investigamos a desigualdade socioambiental do município de Fortaleza, capital do estado do Ceará, e os casos reportados de acometidos e de óbitos pela COVID-19. Selecionamos indicadores sociais, econômicos, de infraestrutura urbana e habitacional dos bairros da cidade e os relacionamos com os registros da 23ª semana epidemiológica. Representamos espacialmente estes dados e analisamos as inovações legislativas para enfrentamento à pandemia. Por fim, avaliamos a capacidade de adaptação e de lidar dos grupos populacionais e da gestão pública diante das problemáticas decorrentes do novo coronavírus. Considerando a semana epidemiológica selecionada, encontramos uma relação entre as condições de vulnerabilidade e os óbitos. Os grupos mais vulneráveis são mais propensos à morte por COVID-19. Este artigo pode contribuir com as decisões estratégicas que visam o controle da doença durante as próximas semanas e subsidiar a gestão urbana municipal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.