ELEMENTOS DA METROPOLIZAÇÃO NA PERIFERIA URBANO-REGIONAL: BELÉM E A PARTICULARIDADE DA METROPOLIZAÇÃO AMAZÔNICA

  • Tiago Veloso dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Palavras-chave: Amazônia, Belém, Metrópole, Região Metropolitana

Resumo

Explorando a tendência de difusão do processo de metropolização do espaço nas diferentes regiões do Brasil, verifica-se que esse fenômeno está associado as mudanças nas dinâmicas produtivas que orientam a configuração de espaços metropolitanos, especialmente em regiões periféricas do território nacional, tal como a Amazônia brasileira. Partindo da referência empírica da Região Metropolitana de Belém, identificamos que esse espaço passa por aceleração na intensidade das mudanças que, até o final dos anos 1990, apareciam como de longa duração e maturação. Tal aceleração é provocada pelas transformações do período de crescimento no interregno entre 2004 e 2012, que tiveram impacto na alteração de dois aspectos da sua expansão metropolitana: alteração nas formas de produção do solo urbano e da valorização da renda fundiária a partir do circuito imobiliário, relacionado à entrada de capitais financeirizados e modificações no mercado de trabalho, que ampliaram tendências de precarização, ainda que em contexto de criação de emprego formal. O percurso metodológico da pesquisa seguiu: i) levantamentos bibliográficos de caráter teórico e empírico; ii) trabalhos de campo no espaço metropolitano de Belém; c) levantamento documental das variáveis destacadas; iii) coleta de dados e estatísticas que evidenciam a metropolização regional na Amazônia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Veloso dos Santos , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Doutor em Desenvolvimento Sustentável pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Mestre em Geografia (GESTÃO URBANA E REGIONAL) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal do Pará (2010). Graduado (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará (2007).

Publicado
2019-12-11
Como Citar
SANTOS , T. V. DOS. ELEMENTOS DA METROPOLIZAÇÃO NA PERIFERIA URBANO-REGIONAL: BELÉM E A PARTICULARIDADE DA METROPOLIZAÇÃO AMAZÔNICA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 21, n. 3, p. 33-58, 11 dez. 2019.