TURISMO GLOBALIZADO
Palavras-chave:
Turismo, Globalização, Lugar, Não-lugar, JericoacoaraResumo
Este texto discute o turismo no processo de globalização. Analisa o fenômeno de forma multidimensional, como alternativa econômica para muitas sociedades, a partir de cenários projetados para os próximos anos, tendo o meio natural como recurso privilegiado. Situa a discussão em termos conceituais para, em seguida, analisar o “lugar' do turismo na globalização. Destaca o papel do turismo na economia mundial, produzindo espaços determinados ao consumo, explicitando a centralidade capitalista como “lugar de consumo e consumo do lugar”, sendo beneficiado pelas modernas técnicas de comunicação que globalizam o som, as imagens e as cores dos lugares potencialmente turísticos, na tentativa de homogeneizar, negando o local, transformando os lugares em “não-lugares”, pautado na lógica mercantil que privilegia o valor de troca em detrimento do valor de uso.
Abstract
This article is part of a much wider reflection on the role of the Tourism Industry in a Global World context. Here, we will discuss some aspects of the phenomena considering nature and natural resources as products and the various aspects of consumption and place in opposition to the concept of 'no place' once seen as communicational products and through the logic of trade and market.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.