ESTUDO DO MEIO - PAISAGEM, SERTÃO E PATATIVA DO ASSARÉ - INSTALAÇÃO GEOGRÁFICA
Palavras-chave:
Estudo do Meio, Paisagem, Instalação Geográfica, Interdisciplinar.Resumo
Este texto apresenta o estudo do meio como uma prática interdisciplinar na análise da paisagem, do município de Assaré e dos poemas do poeta Patativa do Assaré. Para os alunos em formação foi apresentado como prática o estudo da paisagem e o conhecimento de poemas desse poeta, bem como o desenvolvimento da metodologia de ensino e processo de aprendizagem e avaliação diante do conteúdo pesquisado e traduzidos em signos e símbolos para a construção da instalação geográfica. Esse processo de ensino aprendizagem conduz o aluno em formação na universidade a dominar elementos da prática e da didática, assim como fazer com que o mesmo descubra uma metodologia que o leve à pesquisa e à reflexão sobre o ensino de Geografia.
Palavras chaves: Estudo do Meio; Paisagem; Instalação Geográfica; Interdisciplinar.
ABSTRACT
This paper presents the study of the environment as an interdisciplinary practice in the analysis of the landscape, of the Assaré city and poems of the poet Patativa do Assaré. For students in training, it was presented as a practice the study of the landscape and the knowledge of poems of this poet, as well as the development of teaching methods and learning process and evaluation on the subjects researched and translated into signs and symbols for the construction of the geographical installation. This process of teaching and learning leads the students in training at the university to master elements of practice and teaching, is also allows them to find a methodology that leads to research and reflection on teaching geography.
Keys word: Environmental Studies; Landscape; Geographic installation; Interdisciplinary.
RESUMEN
En este trabajo se presenta la investigación del medio como una práctica interdisciplinar en la análisis del paisaje, del municipio de Assaré y de los poemas del poeta Patativa del Assaré. Para los estudiantes en formación, fue presentado como práctica, el estudio del paisaje y el conocimiento de poemas de ese poeta, así como, el desarrollo de métodos de enseñanza y proceso de aprendizaje y evaluación en el contenido investigado y se traducidos en signos y símbolos para la construcción de la instalación geográfica. Este proceso de enseñanza y aprendizaje maneja los estudiantes en formación en la Universidad a dominar elementos de la práctica y la didáctica, pero también hacer con que el mismo encuentre una metodología que se oriente la investigación y reflexión sobre la enseñanza de la Geografía.
Palabras clave: Investigación del Medio; Paisaje; Instalación Geográfica; Interdisciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.