A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: INCONSISTÊNCIAS E IMPROPRIEDADES DA PROPOSTA DO MEC

Autores

  • Maria do Céu de Lima UFC
  • Marize Luciano Vital Monteiro de Oliveira UVA
  • Antônia Carlos da Silva URCA
  • Fernando Rocha dos Santos Rede Estadual de Educação Básica do Ceará
  • Francisca Jardélia Lima Damasceno FAFIDAM-UECE
  • Maria Edivani Silva Barbosa UFC
  • Estefânia Maria Carneiro Portela Rede Estadual de Educação Básica do Ceará
  • Valmir Pereira da Silva Rede de Ensino Municipal de Fortaleza

Resumo

Professores de Geografia das redes de educação básica, de universidades e estudantes universitários do Ceará reuniram-se no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará para debater a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Básica, em setembro de 2015. A BNCC apresenta formulações de componentes curriculares para a educação básica e foi submetida à consulta pública através do portal online www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Ao final dos trabalhos, foi sistematizado o presente parecer que registra preocupação em relação à proposição da BNCC quanto à finalidade, à metodologia, aos conteúdos apresentados e, em especial, quanto ao componente curricular Geografia.

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Biografia do Autor

Maria do Céu de Lima, UFC

Departamento de Geografia; Geografia e metodologiia da pesquisa

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Publicado

2016-07-30

Como Citar

DE LIMA, M. do C.; OLIVEIRA, M. L. V. M. de; SILVA, A. C. da; SANTOS, F. R. dos; DAMASCENO, F. J. L.; BARBOSA, M. E. S.; PORTELA, E. M. C.; SILVA, V. P. da. A GEOGRAFIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: INCONSISTÊNCIAS E IMPROPRIEDADES DA PROPOSTA DO MEC. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 18, n. 1, p. 163–170, 2016. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/286. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial