O TURISMO, A EXCLUSÃO E A INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano

Palavras-chave:

Turismo. Inclusão. Exclusão.

Resumo

O artigo discute o turismo enquanto uma atividade capitalista, responsável pela inclusão e pela exclusão social. Defende que a exclusão pode ser diminuída através da adoção de estratégias de resistências populares, com movimentos solidários em torno de ações concretas que possibilitem à inclusão dos excluídos, a evolução humana, a participação efetiva de todos no mercado, no consumo, no lazer e no turismo.

Palavras-chave: Turismo. Inclusão. Exclusão.

 

Resumen

El artículo discute el turismo mientras  una actividad capitalista,  también es responsable por la inclusión y por la exclusión social. Defiende que la exclusión puede proscrita través de la adopción de estrategias de resistencias populares, con  movimientos solidarios en torno a acciones concretas que posibiliten la inclusión de los excluidos, la evolución humana, la participación efectiva de todos en el mercado, en el consumo, en el ocio y en el turismo.

Palabras-clave: Turismo. Inclusión. Exclusión.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano

Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2004), e Pós-Doutorado na Universidade Regional de Blumenal - FURB, com estudos em Turismo como atividade de Combate a Pobreza no Brasil e da Promoção do Desenvolvimento na Escala Humana com protagonismo de Comunidades, Economia Solidária e Sustentabilidade. É professora adjunta 12 da Universidade Estadual do Ceará, Professora do Geografia do PROPGEO, e do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turisticos da UECE . Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq no nível 2. Faz parte do corpo editorial da Revista de Humanidades - Unifor, Revista Econômica do Nordeste - REN/BN, Revista Veredas - João Pessoa, Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo RBtur, Revista Casa da Geografia de Sobral, Revista Gestão da Zona Costeira Integrada, Revista PerCurso Curitiba, Revista RIOS - Revista Científica da Faculdade 7 de Setembro. Membro do Conselho Estadual do Turismo. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Território e Cultura do CNPq.Autora de livros pela Papirus, Annablume e EdUECE. Professora/colaboradora - Laboratório de Estudos Sobre o Ócio, Trabalho e Tempo Livre. Realiza pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Turismo, Arranjos Produtivos Locais, Espaços Públicos e Privados do Lazer e Turismo, Desenvolvimento Endogêno e na Escala Humana, Educação a Distância. Ganhou o Prêmio Pesquisador Turistico Destaque 2009, pela Associação Nacional de Pesquisadores de Pós Graduação em Turismo - ANPTUR.

Downloads

Como Citar

CORIOLANO, L. N. M. T. O TURISMO, A EXCLUSÃO E A INCLUSÃO SOCIAL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/131. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos