PENSANDO A LEITURA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MEIO DA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL: APORTES INTRODUTÓRIOS

Autores

  • Virginia Célia Cavalcante de Holanda Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1210

Palavras-chave:

Formação Socioespacial, Território Usado, Espaço Geográfico

Resumo

O presente apresenta uma reflexão do conceito de formação socioespacial, buscando entender a importância do mesmo para compreensão do espaço geográfico. Partimos do pressuposto de que território usado corresponde ao espaço banal definido como um sistema de objetos indissociáveis de sistema de ações. Portanto, é a Geografia uma ciência da ação, pois compreende e explica o presente. Cada ação embute o político e cada objeto é visualmente uma ação, ambos carregados de intencionalidades, gerando eventos. O espaço é objeto de estudo  da Geografia, não podendo ser visto de forma linear ou estanque em si mesmo, ou como palco das ações humanas, com limites preestabelecidos; o espaço geográfico é instância social, resultado e condição da sociedade, dinâmico e complexo, repletos de materialidades e ações humanas. Quando falamos desse espaço como indissociável de sistema de objetos e sistema de ações, estamos nos referindo a cada lugar e ao mundo ao mesmo tempo, pois em cada lugar coexistem frações desses sistemas, cuja totalidade é o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Célia Cavalcante de Holanda, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professora Associada do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (PropGeo/UVA).

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

HOLANDA, V. C. C. de. PENSANDO A LEITURA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MEIO DA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL: APORTES INTRODUTÓRIOS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 4, p. 87–98, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1210. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1210. Acesso em: 3 fev. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)