MAPEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A MOVIMENTOS DE MASSA NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1070Palavras-chave:
Movimentos Gravitacionais de Massa, Sistema de Informações Geográficas (SIG), Processo Analítico Hierárquico (AHP)Resumo
A crescente urbanização do Recife levou a população a ocupar as regiões periféricas, levando a uma demanda habitacional nas cidades circunvizinhas, a expansão não planejada, agravada pela inadequabilidade das edificações construídas sem apoio técnico, configurando assim os elementos do risco, ameaça, vulnerabilidade e exposição. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo a mapear as áreas de suscetibilidade ao movimento gravitacional de massa no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, Pernambuco, por meio de um dos Métodos de Tomada de Decisão por Múltiplos Critérios (MCDM), o Processo Analítico Hierárquico (AHP), em conjunto com Sistema de Informações Geográficas (SIG). Para tal, foram selecionados cinco fatores condicionantes à ocorrência ao movimento de massa que foram manipulados no software QGIS, reclassificados e submetidos a álgebra de mapas. Assim, foi elaborado o mapa de suscetibilidade a movimento de massa para a região estudada, em que foi identificada que as regiões mais favoráveis a esses processos são as que apresentam elevadas declividades e altitudes, curvaturas verticais côncavas, solos argilosos. A utilização desse método provou ser uma opção praticável em termos de eficácia e utilidade, emergindo como uma possibilidade para que líderes e especialistas do ramo possam fazer escolhas mais precisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dalton Messias Batista da Silva, Simone Rosa da Silva, Kalinny Patrícia Vaz Lafayette

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.